Grande Curitiba

Semana tem recuperação de asfalto, macrodrenagem e construção de equipamentos públicos

7 de março de 2023 às 11:28
(Foto: Pedro Ribas/SMCS)

COM ASSESSORIAS – A semana será de muitas obras da Prefeitura de Curitiba pelos bairros. A Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) tem uma série de intervenções de infraestrutura em andamento ou a iniciar nos próximos dias, outras em fase de conclusão, além de serviços de manutenção pelos quatro cantos da cidade.

“São intervenções para melhorar a qualidade de vida das pessoas, garantir sustentabilidade e o desenvolvimento urbano e inovador na cidade”, diz o secretário municipal de obras públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.

Na área da mobilidade a cidade recebe obras de requalificação de ruas, com serviços de reciclagem, fresa e recape do pavimento. São dez frentes de obras, cada uma com ações em mais de uma via, que acontecem nos bairros Tingui, Barreirinha, São Braz, Cristo Rei, Padro Velho, Boqueirão e Campo de Santana.

Pavimentação

Entre as obras em execução está a requalificação da Rua Anne Frank, importante via do Bairro Boqueirão que concentra moradias e comércios. O antigo antipó da rua será recuperado em um trecho de 1520 metros, compreendido entre as ruas Doutor Bley Zornig e Italino Peruffo.

Neste método de recuperação do pavimento é usada uma máquina que tritura o antipó, que é reaproveitado como base para a adição de concreto e massa asfáltica. Em seguida, máquinas niveladoras preparam o terreno para o lançamento de novas camadas de massa asfáltica. A última etapa é a sinalização da via.

Há pouco metros de distância, equipes também recuperam o pavimento na Rua Cascavel, contemplada com a reciclagem do asfalto numa extensão de 970 metros, no trecho entre as ruas Waldemar Loureio Campos e Desembargador Antônio de Paula.

Outras vias do bairro recebem melhorias e os serviços estão em diferentes fases. São 14 vias contempladas nesta fase do programa de requalificação da malha viária da cidade. Em alguns trechos as equipes trabalham na retirada das camadas danificadas de asfalto, em outras já estão aplicando as novas capadas de asfalto.

As obras fazem parte do programa Asfalto Novo, que já rendeu a cidade 811 km de ruas com pavimento recuperado, desde 2017. Somente nos quatro bairros da abrangência da Regional Boqueirão são 133 ações de Asfalto Novo em 99 ruas, com um total de 66.077 metros.

Macrodrenagem

Na área de macrodrenagem, equipes do Departamento de Pontes e Drenagem da Smop estão trabalhando na etapa final da obra para implantação de uma bacia de contenção de cheias no estacionamento do Terminal Boqueirão. A estrutura vai permitir que volumes elevados de água, ocasionados por chuvas fortes, sejam escoados com mais agilidade e diminuam as possibilidades de danos.

Também estão em andamento serviços sob a coordenação da Smop para a limpeza e desassoreamento em córregos, valas e canais para ampliar o escoamento das águas das chuvas, que são volumosas nesta época, e prevenir alagamentos. São exemplos andamento as que ocorrem na Vila Barigui, na CIC, e no Córrego Jardim Esmeralda, que margeia a Praça Jardim Esmeralda, no Xaxim.

No Tarumã, continuam os trabalhos para a cravação das estacas metálicas necessárias à fundação e ampliação do viaduto da Avenida Vitor Ferreira do Amaral, que está sendo alargado para receber duas novas estações de ônibus (Tarumã e Victor do Amaral), propiciar a ampliação da integração do transporte coletivo e melhorar as condições no trânsito local. São obras da primeira etapa do Complexo do Tarumã.

Espaços públicos

Também estão em andamento obras para requalificação de espaços públicos, como a Casa Culpi, no Butiatuvinha, que passa por uma ampla reforma para ser transformado em polo de capacitação profissional na área de gastronomia e potencialização turística.

No Cajuru, o Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) Nelson Comel, dentro do Parque Olímpico do Cajuru, está sendo instalada cobertura que vai abrigar três novos paredões de escalada.Posteriormente, serão instalados paredões para a prática das modalidades Speed, Lead e Boulder, categorias olímpicas.