Grande Curitiba

Dia da Mulher tem feira de serviços e blitz educativa em Curitiba

8 de março de 2023 às 15:34
(Foto: Levy Ferreira/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Quem passou pela região central de Curitiba nesta quarta-feira (8/3), Dia Internacional da Mulher, viu uma série de atividades e serviços disponíveis gratuitamente às mulheres.

Na região do bairro Rebouças, logo pela manhã, agentes da Escola Pública de Trânsito de Curitiba (EPTran) organizaram uma blitz educativa na Rua Chile. O objetivo foi parabenizar e orientar as motoristas sobre cuidados no trânsito. Durante a ação, as agentes também distribuíram materiais informativos de serviços ofertados às mulheres.

Moradora da cidade de São José dos Pinhais, a motorista Marcia Aparecida Mota Vidotto conta que foi a primeira vez em que foi abordada em uma blitz educativa. “Achei a idéia maravilhosa, fiquei até emocionada com o gesto das agentes, nunca tinha sido abordada antes em uma ação dessas”, conta.

Na Praça Rui Barbosa, o evento Mulheres em Ação organizado pelo grupo Conseg Mulher, que congrega integrantes de Conselhos Comunitários de Segurança, reuniu instituições atuantes na segurança pública, defesa e proteção da mulher contra todas as formas de violência doméstica e sexual.

Uma série de serviços da Prefeitura de Curitiba foram ofertados ao longo do dia. A Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito se fez presente com ações da Patrulha Maria da Penha, Ciclopatrulha, Teatro de Fantoches, Política sobre Drogas, Operações com Cães e a Defesa Civil.

A curitibana Andrea Aparecida da Silva, que passava pela praça nesta manhã, foi uma das 300 mulheres contempladas com mudas de flores distribuídas pela Administração Regional da Matriz. “Achei muito legal a ação, agradeço a iniciativa, não esperava”, comentou.

Teve também o Ônibus Lilás, da Assessoria de Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres, que faz o acolhimento de mulheres em situação de violência, além da presença de equipes da Fundação de Ação Social (FAS), Fundação Cultural de Curitiba e da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude.

Participaram do evento a Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Detran-PR, Sebrae, Núcleo de Promoção da Igualdade de Gênero do Ministério Público do Paraná, Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid) do Tribunal de Justiça do Paraná, Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres da Defensoria Pública, Rotary Club e Lions Club.