Grande Curitiba

Economia inicia processo de escolha da Controladoria do Legislativo

Servidor escolhido para a Controladoria do Legislativo terá mandato de dois anos, pareado ao da Mesa Diretora
8 de março de 2023 às 11:00
(Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização já iniciou os procedimentos para escolha da próxima equipe da Controladoria do Legislativo da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Onze contadores, analistas econômico-financeiros e procuradores jurídicos do quadro efetivo da CMC aptos a preencher o cargo foram contatados e têm até as 18 horas desta quarta-feira (8) para manifestar interesse na posição. Se não houver interessados, o processo é aberto para os demais servidores do Legislativo que se enquadrem nos critérios da lei.

Criada há 10 anos pela lei municipal 12.089/2006, a Controladoria do Legislativo é um órgão para assessoramento à administração, em especial nas licitações, despesas e atos de recursos humanos da Câmara de Curitiba. Para o exercício do cargo, o controlador não pode ter sofrido penalização administrativa, civil ou penal transitada em julgado, nem realizar atividade político-partidária e não pode exercer atividade paralela ao cargo público, por exemplo.

Se houver dois ou mais interessados, eles terão sua documentação, currículo e vida pregressa avaliadas pelos membros da Comissão de Economia, que decidirão quem ocupará o cargo no ano de biênio 2023-2024. Desde a lei municipal 15.454/2019 o mandato da Conlegis é pareado ao da Mesa Diretora da CMC. A equipe completa do órgão é formada por cinco servidores. Atualmente, quem ocupa o cargo é Tiago Przysiada, eleito para uma mandato-tampão em 2022.

Fonte: Câmara Municipal de Curitiba