Grande Curitiba

Contra a xenofobia, Câmara Municipal de Curitiba aprova moção para técnico do Coritiba

Moção de apoio a António Oliveira foi aprovada pelos vereadores da capital na quarta-feira. Iniciativa partiu do vereador Pier Petruzziello
9 de março de 2023 às 11:27
(Foto: Divulgação/Coritiba Football Club)

Na quarta-feira (8), os vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) referendaram a opinião dos maiores clubes de futebol da capital do Paraná e aprovaram uma moção de apoio ao técnico português António Oliveira. Há uma semana, no dia 1º de março, durante uma sessão do Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná (TJD-PR), o auditor Rubens Dobranski fez um comentário o qual o Coritiba Football Club, em que o técnico trabalha, e o Club Athletico Paranaense classificaram como discriminatória.

Dirigindo-se a Oliveira, Rubens Dobranski disse, no TJD-PR, que “os técnicos portugueses, que estão trabalhando atualmente no Brasil, parece que estão querendo marcar território. É o caso do técnico do Palmeiras, que chuta balde d’água, que chuta microfone. Sempre é advertido com cartão amarelo. E, se não me engano, o senhor na quarta ou na quinta rodada foi suspenso por três cartões amarelos. O senhor não acha que está sendo muito ‘reclamão’ com os árbitros aqui do Paraná?”. A frase foi vista como xenofobia, que é caracterizada pela discriminação dirigida a estrangeiros.

Autor da moção de apoio (416.00002.2023), o vereador Pier Petruzziello (PP) afirmou, na justificativa da proposição, que “ a nossa cidade é acolhedora, não faz distinção de qualquer tipo, e as palavras proferidas atacando a nacionalidade do técnico do Coritiba Foot Ball Club não representam o pensamento da sociedade curitibana”. Para Petruzziello, o pronunciamento de Rubens Dobranski foi “infeliz”. Nas notas dos clubes, reproduzida na moção de apoio a Oliveira, eles chamam o episódio de “preconceituoso” e “inadmissível”.

“A Câmara de Curitiba, nos seus 38 vereadores, que representam efetivamente toda a população da capital do Paraná, não deixa passar batido um episódio lamentável como esse que aconteceu com o António Oliveira. Ele é um português e nós somos irmãos de Portugal, que é um país que sempre acolheu curitibanos e brasileiros de forma cordial. Somos países irmãos e não aceitamos esse tipo de comentário”, afirmou Petruzziello. A moção de apoio será convertida em ofício e será enviada às partes relacionadas ao caso.

Fonte: Câmara Municipal de Curitiba