Grande Curitiba

Crianças da Regional Portão brincam e comemoram o aniversário de Curitiba

9 de março de 2023 às 11:41
(Foto: Ricardo Marajó/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Uma tarde de brincadeiras e diversão, aprendizado sobre a história da fundação de Curitiba, com um lembrete importante do cuidado com o meio ambiente.

Essa experiência foi vivida nesta quarta-feira (8/3) por 500 curitibinhas das escolas municipais CEI Professora Lina Maria Martins Moreira, CEI Adriano Robine, Jardim Santos de Andrade, Campo Mourão, CEI Francisco Klemtz, Maria Nicolas, Graciliano Ramos, Ali Bark, Presidente Pedrosa e Padre João Cruciani da Regional Portão.

O prefeito Rafael Greca participou da festa dos 330 anos da cidade na quadra poliesportiva da Rua da Cidadania do Fazendinha e falou que Curitiba é formado por uma mistura de povos.

“Nós estamos aqui com um casal de poloneses do nosso Pavilhão Étnico para representar os muitos povos de várias partes do mundo que vieram viver em Curitiba. Vamos cantar os parabéns para a nossa cidade e distribuir bolos para todos os curitibinhas”, disse Greca.

O local foi especialmente decorado com um grande tapete com motivos de pinhão e balões com as cores da bandeira da cidade.

As crianças empunhavam as bandeiras da cidade e acompanharam a apresentação do Auto de Fundação de Curitiba, produzido especialmente pela Fundação Cultural de Curitiba para os aniversários da capital.

Se-pa-re

Os estudantes também participaram de várias brincadeiras com o personagem Curitibinha e cantaram com a Família Folhas a música SE-PA-RE, que ensina que o simples ato de separar o lixo contribui para a sustentabilidade, assim como o descarte correto de resíduos e o cuidado com o meio ambiente.

O menino Pedro Henrique Andrade, 8 anos, da Escola Municipal CEI Francisco Klemtz, disse que gostou da apresentação, mas não escondeu a sua preferência.

“Eu gostei mesmo das brincadeiras com o Curitibinha. Estava muito divertido”, disse o garoto.

A menina Laura Isabelle Agostinhak, 8 anos, da Escola Municipal Graciliano Ramos, também é fã do Curitibinha, mas se empolgou com a presença do clã verde.

Como surgiu Curitiba

A história do surgimento de Curitiba é contada através de um breve espetáculo produzido pela Fundação de Cultural de Curitiba (FCC). O enredo é inspirado em uma tela de autoria do pintor Theodoro de Bona, trabalho datado de 1949, e narra a saga da chegada dos fundadores à região, que primeiro se chamou Vila Nossa Senhora da Luz e mais tarde se tornou Curitiba.

Encenado por 13 atores, o espetáculo mostra o primeiro contato de Mateus Leme, Baltazar Carrasco dos Reis, Eleodoro Ébano Pereira, Gabriel de Lara com o Cacique Tindiquera e sua tribo. Para dar mais realismo ao espetáculo, os atores são a caracterizados com as vestimentas de época.

Ao final do evento, o prefeito recebeu uma mini escultura de Farol do Saber elaborada pelo artista Rafael Sartori. O trabalho foi concebido no ateliê do Memorial Paranista especialmente para os 330 anos de Curitiba e inclui também mini esculturas da Gralha Azul e outra inspirada no quadro de Theodoro de Bona, Fundação de Curitiba.

Presenças

Participaram também do evento, a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila; a presidente da Fundação de Cultural de Curitiba, Ana Cristina Castro; o diretor cultural da FCC, Edson Bueno; os vereadores Oscalino do Povo, Zezinho do Sabará, Jornalista Márcio Barros, Pastor Márcio Alves e Osias Moraes; o administrador da Regional Portão, Gerson Gunha; e o assessor de Articulação Política, Lucas Navarro de Souza.

Auto da Fundação de Curitiba nas Ruas da Cidadania

9 de março (quinta-feira) – Pinheirinho – 15h30
Av. Winston Churchill, 2.033 – Capão Raso

10 de março (sexta-feira) – CIC – 15h30
Parque dos Tropeiros – Rua Maria Lúcia Locher de Athayde – CIC

13 de março (segunda-feira) – Matriz – 15h30
Praça Oswaldo Cruz- Rua Brigadeiro Franco, 2.335 – Centro

14 de março (terça-feira) – Santa Felicidade – 15h30
Rua Santa Bertila Boscardin, 213

Versão estendida do espetáculo

Memorial de Curitiba
Dias 12, 19 e 26 de março (domingos), às 12h
R. Dr. Claudino dos Santos, 79 – São Francisco

Passeio Público
Dias 10, 11, 12, 17, 18 19, 24, 25, 26 e 31 de março (sextas-feiras, sábados e domingos), às 19h30
Rua Presidente Carlos Cavalcanti, s/n – Centro

Teatro da Vila – CIC
Dia 27 de março, às 10h30
Rua Davi Xavier da Silva, 451

Câmara Municipal de Curitiba
Dia 29 de março (quarta-feira), às 9h
R. Barão do Rio Branco, 720 – Centro