Grande Curitiba

Dia de cerimônia de aposentadoria do servidor da Prefeitura de Curitiba é dia de emoção

10 de março de 2023 às 15:43
(Foto: Levy Ferreira/SMCS)

COM ASSESSORIAS – “Aproveito esse momento para agradecer à Prefeitura por tudo o que consegui fazer nesses anos de trabalho. Pude educar meus filhos, manter minha família.” Com essas palavras, ditas em meio ao momento de emoção, o servidor, agora aposentado, Aroldo Zella, recebeu do presidente do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC), Ary Gil Merchel Piovesan, o certificado de reconhecimento pelo seu trabalho.

“A Prefeitura sempre vai estar comigo. Seja nas aprendizagens, nas conquistas ou nos amigos que fiz aqui”, completou Zella, servidor de carreira da Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento.

A cerimônia de aposentadoria de março foi realizada na tarde desta quinta-feira (9/3), no Salão Nobre da Prefeitura de Curitiba, com a presença de 41 novos aposentados.

Zella conta que a pandemia o ajudou a aprender a desapegar da rotina de tantos anos. “Estou pronto para curtir a aposentadoria. Me preparei muito para não sofrer e acredito que é um ciclo que se renova.”

Aos 65 anos, ele mostra que nunca é tarde para buscar novos significados na vida, já que o novo aposentado é também universitário. “Estou terminando a faculdade de direito, me descobri na área”, revela o auditor de tributos municipais.

Flores para Curitiba

Os amigos Roberto Batista e Ivan Aparecido, por 30 anos, fizeram parte das equipes da Secretaria do Meio Ambiente que plantaram as flores que enchem o curitibano de orgulho.

Roberto, 62 anos, levou a família para compartilhar a alegria dos 40 anos como servidor municipal e iniciar uma vida mais calma, em que pretende se voltar a eles. “Entrei em abril de 1982 e, desde então, acordo às 4 horas da manhã todos os dias para trabalhar no paisagismo da cidade. De agora em diante, quero levar uma vida mais tranquila e aproveitar meus filhos e netos.”

“Estou me sentindo nas nuvens”, brinca Ivan, 66 anos, ao receber o certificado, após 35 anos como servidor da Prefeitura. “Todos esses anos foram voltados unicamente para o meio ambiente. Vai ser difícil viver sem isso” completa.

Mesmo estando aposentado desde o dia 1º, ele conta que esteve novamente no local de trabalho. “Fui conversar com os amigos e matar a saudade do que por tanto tempo foi a minha vida”, admitiu.

Uhu e ai-ai-ai

Aos 64 anos, a promotora cultural Tereza Cristina Gomes de Oliveira, a Tina, da Fundação Cultural de Curitiba, resumiu a sensação que sentiu com a aposentadoria. “É uma mistura de uhu com ai-ai-ai. O trabalho é um pedaço da história da vida da gente. Mas é bacana porque temos tempo e saúde”, resumiu a experiente servidora que iniciou e concluiu sua carreira no Centro Cultural Solar do Barão, importante unidade da FCC.

Tina ingressou no quadro há 27 anos e fez muitos amigos ao longo do tempo. “Tanta gente passou pela minha vida. Valeu a pena. A carreira no serviço público é muito bonita. A gente consegue servir a quem nos serve”, analisou ela que é de uma família de servidores.

Depois de 39 anos de trabalho, dos quais mais de 30 deles dedicados à educação especial, a professora Adriana Paula Muniz Zeni, de 60 anos, disse estar feliz por chegar à aposentadoria no seu segundo padrão como servidora da Prefeitura. A primeira aposentadoria foi há dez anos.

Assim que recebeu o Certificado de Reconhecimento, fez questão de mandar a foto à família. “Estou bem exibida”, brincou. “Sou grata à Prefeitura, sempre fui acolhida aqui. Só tenho a agradecer pela condição de vida que tive como servidora”, declarou emocionada.

Professora da Escola de Educação Especial Ali Bark, no bairro Seminário, Adriana elogia a estrutura que a Prefeitura proporciona para o ensino especial, área que teve grande identificação. “Termino de consciência tranquila, com a certeza de que fiz a diferença na vida dos alunos. Chegou a hora de dar oportunidade a novos servidores”, comentou.

Adriana agora planeja dedicar-se ao artesanato e a atividades de costura, além de viajar com o marido. “Além disso, agora vou poder fazer atividades físicas de dia. Antes, isso só era possível à noite”, compara.

Construção diária

Ao grupo de aposentados, o presidente do IPMC agradeceu pelos anos de dedicação a Curitiba. “Nós, servidores, construímos a cidade todo os dias”, declarou Piovesan, que é servidor de carreira. Ele destacou a importância de todos manterem seus dados atualizados junto ao IPMC e reforçou a importância da prova de vida. “A cada 12 meses, vocês precisam demonstrar que estão vivos. Assim, vamos continuar pagando regularmente o benefício”, observou.

Há poucos meses, o IPMC passou a adotar um novo modelo para a prova de vida.

Durante a reunião, o diretor da Previdência do IPMC, Hélio José Pizzatto, fez importantes comentários sobre a importância de cada um cuidar bem da sua saúde física e mental. “Se cada um aqui quer viver bem, tem que cuidar de si para viver com conforto e segurança. Ocupem a cabeça e façam o check-up anual”, sugeriu.

A gerente de relacionamento do IPMC, Daniélle Sass, destacou aspectos práticos da rotina dos aposentados que, com a aposentadoria, passam a interagir com o Instituto, e não mais com os Núcleos de Gestão de Pessoal.

Ela ressaltou, entretanto, que aqueles que têm direito ao pagamento da licença-prêmio que queiram solicitar o pagamento, deverão fazê-lo no Núcleo ou Coordenação de RH da sua secretaria ou órgão. Ela esclareceu que os pagamentos seguem a lista, de acordo com a data de solicitação. “Vocês têm cinco anos a partir da aposentadoria para fazer o pedido”, alertou. Os pagamentos anuais são programados pela Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento, de acordo com a disponibilidade financeira do Município.

Sass também falou do contracheque, pagamento, desconto, acesso ao contracheque e demais documentos que ficam disponíveis no site do IPMC.

Representante da Associação dos Aposentados da Prefeitura de Curitiba (AAPC), Liane Brum, falou das atividades que os aposentados podem participar. Para mais informações, os servidores devem entrar em contato com a AAPC pelo telefone (41) 3323-1044 ou pelo whatsapp (41) 98522 9158.