Grande Curitiba

Inclusão do “Comida di Buteco” no calendário oficial será votada terça-feira

Câmara de Curitiba vota Declaração de Utilidade Pública a distrito do Rotary International e homenagem póstuma ao empresário Afonso Rangel no mesmo dia
10 de março de 2023 às 11:28
Concurso “Comida di Buteco” é realizado desde 2015 em Curitiba e há 23 anos no Brasil. (Foto: Divulgação/Comida di Buteco)

COM INFORMAÇÕES DA CMC – Os vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) decidirão na próxima terça-feira (14) se o festival gastronômico “Comida di Buteco” deve ser incluído no calendário oficial de eventos da capital do Paraná. O projeto de lei que chancela a competição é do presidente da CMC, Marcelo Fachinello (PSC), e chega ao plenário com pareceres positivos das comissões de Constituição e Justiça e de Educação, Turismo, Cultura, Esportes e Lazer (005.00088.2022).

A iniciativa prevê a realização anual do festival “Comida di Buteco”, no mês de abril, o que já acontece desde 2015, quando o evento chegou ao Paraná. Com abrangência nacional, a competição começou há 23 anos, com a proposta de “resgatar o valor afetivo dos bares e restaurantes, fomentando a gastronomia local”. “A ideia é gerar mais visibilidade ao público-alvo e, consequentemente, mais investimentos e oportunidades para os empreendedores do setor”, diz Fachinello na justificativa do projeto de lei.

Atualmente, o concurso “Comida di Buteco” abrange as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Manaus, Salvador, Florianópolis e Porto Alegre, além de Curitiba. Os melhores botecos são escolhidos por meio de votação popular e vão representar a cidade na disputa nacional, que elege o “Melhor Boteco do Brasil”. Os critérios estabelecidos para votação contemplam da higiene do estabelecimento à temperatura da bebida, não esquecendo do principal, que é o prato criado exclusivamente pelo “buteco” para o concurso.

Os organizadores explicam que “buteco”, com “U” em vez de “O”, é como os mineiros chamam carinhosamente seus bares. Eles destacam que a intenção do certame é privilegiar a simplicidade e a autenticidade desses botecos tradicionais, que são referências de comida boa, ambiente democrático e descontração. A história do festival começa em 1999, quando pessoas ligadas à Rádio Geraes decidiram criar um evento valorizando a cozinha de raiz e os botecos da cidade de Belo Horizonte.

Homenagem póstuma

A pauta de votações de terça-feira é completada por mais dois projetos de lei em primeiro turno. Proposta pelo vereador Ezequias Barros (PMB), um deles é a indicação do empresário, docente e automobilista Afonso Rangel para denominar um logradouro público na cidade de Curitiba (009.00010.2022). Bastante conhecido pelo seu trabalho à frente da Pró-Reitoria de Planejamento da Universidade Tuiuti, Rangel chegou a ser candidato à prefeito da cidade, pelo PRB, no ano de 2016. Ele faleceu de parada cardíaca, aos 62 anos de idade, em 2020.

A outra iniciativa que será submetida ao plenário é a concessão da Declaração de Utilidade Pública ao Distrito 4730 do Rotary International (014.00032.2022). O pedido de reconhecimento público do trabalho social do grupo partiu do vereador Jornalista Márcio Barros (PSD). Esse documento é exigido pelo poder público para a realização de convênios, servindo como um atestado de bons antecedentes para quem é aprovado no processo de titulação.