Grande Curitiba

Eduardo Pimentel fala em integração metropolitana no Fórum de Defesa Civil

15 de março de 2023 às 16:15
(Foto: Pedro Ribas/SMCS)

COM ASSESSORIAS – O vice-prefeito de Curitiba e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, participou da abertura do I Fórum Metropolitano de Proteção e Defesa Civil, nesta quarta-feira (15/3), no Salão de Atos do Parque Barigui. O objetivo do evento foi compartilhar boas práticas para prevenção de desastres e para a resiliência das cidades.

“Tenho muito orgulho do trabalho desenvolvido pela Defesa Civil de Curitiba, pois são vocês, de colete laranja, que salvam vidas e levam esperança às pessoas nos momentos mais difíceis”, disse o vice-prefeito, que também recebeu uma homenagem dos integrantes da Defesa Civil municipal.

Segundo Pimentel, a atuação integrada com a Região Metropolitana é fundamental para o avanço desse trabalho. “As experiências que tivemos em Curitiba de integração com as demais cidades da região foram bem-sucedidas, em todas as áreas. Tenho certeza que agora não será diferente”, afirmou.

Clement da Cruz, representante do Comitê Gestor da campanha Construindo Cidades Resilientes (Making Cities Resilient) – MCR 2030, liderada pelo Escritório das Nações Unidas (ONU), participou da abertura do Fórum de forma online.

“Curitiba tem tido um papel importante de participação, troca de experiências e ações de mitigação das ações climáticas no MCR 2030. A cidade é um centro de referência de boas práticas e pode levar isso à região metropolitana, pois os eventos adversos não respeitam os limites entre municípios”, destacou Cruz.

Segundo o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos, Curitiba conta com excelente planejamento. “Temos protocolos estabelecidos para todos os tipos de eventos adversos. O município tem trabalhado em diferentes frentes, inclusive na prevenção com o monitoramento climático. O objetivo é estar preparado e saber o que fazer em um momento de crise”, disse.

Forúm

Aberto ao público, o evento organizado pela Defesa Civil de Curitiba contou com a participação de municípios vizinhos e até de outros estados. Ao longo do dia, foram ministradas palestras e discutida a temática.

A carta aberta Curitiba 330 anos foi elaborada com sugestões dos participantes do Fórum para o fortalecimento da governança e das ações integradas. O documento deve ser encaminhado aos gestores dos municípios participantes.

Participaram o coordenador da Defesa Civil de Curitiba e organizador do evento, Nelson Ribeiro; o secretário municipal de Desenvolvimento da Região Metropolitana, Leverci Silveira Filho; os secretários municipais de Ordem Pública dos municípios de Campo Largo, Mandirituba e Almirante Tamandaré; o representante da Defesa Civil de Santa Catarina, capitão Gulin; e administradores das regionais da Prefeitura.