Grande Curitiba

Prefeitura de Curitiba tem obra para prevenir alagamentos na Vila Caiuá da CIC

17 de março de 2023 às 10:15
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Equipes do Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) coordenam obra de macrodrenagem no cruzamento da Rua Raul Pompéia com a Avenida Juscelino Kubitschek, próximo ao Terminal do Caiuá, na CIC.

A intervenção para a reconstrução da caixa de ligação da tubulação está na etapa final, aguardando o tempo de cura do concreto usado na construção da nova estrutura, que previne alagamentos.

A intervenção começou no dia 3 de março, após o aparecimento de um buraco na pista ocasionado pelo rompimento da antiga tubulação que provocou erosão no local. O rompimento foi provocado pelas fortes chuvas dos últimos meses.

A alta média das chuvas acumuladas no município nos últimos meses foi de 200,4 mm (novembro de 2022), 167,8 mm (dezembro de 2022), 229 mm em janeiro e 59,6 mm em fevereiro. Esses volumes em milímetros são extremamente impactantes no sistema de galerias. Um litro de água em um espaço de 1 m² equivale a 1 mm.

Tempo de Cura

Os serviços começaram com a retirada da parte comprometida da estrutura (cerca de um metro de tubulação), avançando para a construção de uma nova caixa de ligação da estrutura de coleta da água pluvial.

Em 13 de março, os trabalhadores fizeram a concretagem da nova caixa de captação. O concreto exige um tempo de cura do material para a sequência dos serviços.

Assim, os procedimentos terão continuidade nos próximos dias, com previsão para serem concluídos entre os dias 25 e 30 de março”, explica o diretor do Departamento de Pontes e Drenagem da Smop, Ubiratan Cardoso.

Por segurança, as estruturas de madeira usadas para moldar o concreto da nova caixa precisam ser mantidas até o fim do processo da cura. A passagem de veículos sobre a estrutura de drenagem durante esta fase poderia comprometer a obra e oferece riscos aos motoristas.

O local onde os serviços acontecem está devidamente sinalizado. Motoristas devem ficar atentos e circular com atenção pela região.

Macrodrenagem

De acordo com Rodrigo Araújo Rodrigo, secretário municipal de obras públicas, os trabalhos da Prefeitura de Curitiba para a construção e manutenção das estruturas necessárias para a drenagem e macrodrenagem na cidade são constantes. “No ano passado, por exemplo, foram implantados e substituídos 4.270 metros de galerias de águas pluviais”, diz Rodrigues.

Também foram realizados 7.787 metros de limpeza e desobstrução de galerias e a limpeza e desobstrução de 889 unidades de caixas de captação. Os serviços atendem as demandas de moradores apresentadas no programa de consultas públicas Fala Curitiba.