Grande Curitiba

Tribuna Livre reforça Campanha da Fraternidade 2023

Espaço democrático de debates da CMC, a Tribuna Livre é realizada nas sessões das quartas-feiras
17 de março de 2023 às 15:58
(Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

O combate à fome estará em pauta na Tribuna Livre da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), durante a sessão plenária da próxima quarta-feira (22). A convite do vereador Angelo Vanhoni (PT), o espaço democrático de debates do Legislativo reforça a divulgação da Campanha da Fraternidade 2023, que tem como tema “Fraternidade e fome” e como lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16).

A oradora da Tribuna Livre será a coordenadora da campanha na Arquidiocese de Curitiba, Salete Bagolin Bez. “De acordo com a CNBB [Conferência Nacional dos Bispos do Brasil], pela terceira vez, a fome é tratada pela Igreja no Brasil, na Campanha da Fraternidade. A primeira foi em 1975, com o tema ‘Fraternidade é repartir’ e o lema ‘Repartir o pão’”, explica a proposição (076.00016.2023).

“A segunda foi em 1985, outro Ano Eucarístico, dessa vez em preparação para o Congresso Eucarístico de Aparecida, com o lema ‘Pão para quem tem fome’. Agora, em 2023, logo depois do 18º Congresso Eucarístico Nacional, que se realizou em Recife, de 11 a 15 de novembro de 2022, sob o tema ‘Pão em todas as mesas’, a Igreja no Brasil enfrenta, pela terceira vez, o flagelo da fome”, completa o requerimento da Tribuna Livre.

Conforme a CNBB, a Campanha da Fraternidade foi realizada pela primeira vez em 1962, por iniciativa de Dom Eugênio de Araújo Sales, em Nísia Floresta, Arquidiocese de Natal, no Rio Grande do Norte (RN). Ela coincide com o período da quaresma — ou seja, começa na Quarta-Feira de Cinzas e vai até a manhã da Quinta-Feira Santa. Cada ano são trabalhados, nacionalmente, diferentes temas e lemas.

Tribuna Livre

A Tribuna Livre é o espaço democrático de debates mantido pela CMC, para ser o canal de interlocução entre a sociedade e os parlamentares. Os temas em pauta são sugeridos pelos vereadores, que, por meio de um requerimento, indicam uma pessoa ou uma entidade para discursar e dialogar no plenário. As falas, neste espaço, podem servir de prestação de contas de uma entidade que recebe recursos públicos, de apresentação de uma campanha de conscientização, de discussão sobre projeto de lei em trâmite na Casa, etc.

Conforme o Regimento Interno (RI) do Legislativo, as Tribunas Livres ocorrem nas quartas-feiras, durante a sessão plenária – por acordo de líderes, após o espaço do pequeno expediente. Se você participa de uma entidade, representa uma causa ou uma atividade coletiva, entre em contato com um dos vereadores para sugerir a realização da Tribuna Livre. O RI veda a participação de representantes de partidos políticos, candidatos a cargos eletivos, e integrantes de chapas aprovadas em convenção partidária.

Fonte: Câmara Municipal de Curitiba