Prefeitura debate ações prioritárias nas questões de gênero para o Bairro Novo do Caximba

COM ASSESSORIAS – As políticas públicas e as ações que envolvem as questões de gênero precisam ser transversais. E para iniciar as discussões sobre as ações prioritárias sobre o tema no território da Vila 29 de outubro, no Caximba, servidores de diferentes áreas do município de Curitiba participam da jornada de introdução à transversalização de gênero promovida pela Agência Francesa de Desenvolvimento, financiadora do Projeto de Gestão de Risco Climático do Bairro Novo do Caximba.
Em quatro encontros, servidores da Saúde, Educação, Assistência Social, Habitação, Meio Ambiente, Segurança Alimentar, Fundação Cultural e Esporte e Lazer farão imersões sobre as questões de gênero e os desafios de suas implantações nas políticas públicas.
“Curitiba tem uma condição privilegiada de já desenvolver políticas e serviços que promovem a equidade de gênero em diferentes níveis, mas a evolução dessas condições é natural e igualmente necessária”, observa Elenice Malzoni, coordenadora da Assessoria de Direitos Humanos (ADH).
Os participantes revisitaram conceitos de diversidade e gênero e pesquisas sobre desigualdade social, conduzidos pela consultora Patrícia Betti, da Apoena Socioambiental, contratada para a elaboração do diagnóstico e do Plano de Ação de Gênero no Bairro Novo do Caximba, que será coordenado pela ADH.
“A partir dessa bagagem teórica, podemos evoluir para as dinâmicas de discussões estratégicas, que vão exigir a intersecção de diferentes áreas da municipalidade, uma verdadeira teia de eventos e situações. Aqui é importante sensibilizá-los sobre a complexidade do planejamento e como as tarefas são interdependentes”, explica Patrícia.
Os estudos de caso também ajudam a aterrizar o planejamento, combinando o que já existe nos planos municipais de abordagem de gênero e as necessidades do território, transformando o projeto do Novo Caximba em uma oportunidade também de inovação social.
Os próximos encontros serão nos dias 19 de maio e dias 15 e 16 de junho, sempre na Rua da Cidadania do Tatuquara.