Grande Curitiba

Associações de catadores do Ecocidadão recebem aula de empreendedorismo

17 de maio de 2023 às 16:00
(Foto: José Fernando)

COM ASSESSORIAS – Em comemoração ao Dia Mundial da Reciclagem, celebrado nesta quarta-feira (17/5), o Departamento de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Curitiba, ofertou uma formação empreendedora aos catadores de materiais recicláveis do programa Ecocidadão.

O objetivo da capacitação foi estimular o empreendedorismo social e a economia solidária nas organizações de catadores de recicláveis. As palestras aconteceram na Escola Municipal de Sustentabilidade, no Bosque Zaninelli.

Segundo a Diretora do Departamento de Educação Ambiental, Leila Zem, a palestra é uma oportunidade para que as associações possam aprender a potencializar o lucro coletivo. “São cerca de 800 catadores que fazem parte do Ecocidadão, dentro de 40 associações. O trabalho conjunto dessa rede de comercialização interna de materiais é a fonte de renda deles, e os valores do empreendedorismo são muito importantes nesse sentido”, explicou.

Organização, controle financeiro e associativismo foram os principais valores abordados pelas consultoras do Sebrae, Daniele Xavier e Karoline Yoshiko. “Nós trouxemos uma visão geral do empreendedorismo e das possibilidades de transformação de vida que ele pode trazer”, disse Daniele.

O tema do associativismo foi tópico liderado por Selma Santos, palestrante credenciada pelo Sebrae. “Uma vez que as associações trabalham com pessoas em todo momento, é importante explicar como o trabalho em equipe pode solidificar um negócio”, salientou.

Além do setor de atendimento do Sebrae, os interessados em empreender conheceram os Espaços Empreendedor, direcionado ao atendimento de gestores de pequenos negócios. Os espaços são gerenciados pela Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, dentro do Programa Curitiba Empreendedora do Vale do Pinhão,

Líderes da reciclagem

Marta de Queiroz é gestora da associação Recicle Mais, localizada no Parolin, desde que o grupo foi fundado, em 2014. Foi aos 17 anos que começou a trabalhar com coleta de materiais e separação de material reciclável, para ter renda o suficiente para criar os dois filhos pequenos. Em 2023, faz 30 anos que trabalha na área e aprecia o que conquistou devido ao serviço de reciclagem.

“Tenho uma qualidade de vida ótima. E muito orgulho do meu trabalho. Em 2021, nós fomos a associação que mais coletou e separou papel, foram 600 toneladas. Somos um grupo de 20 a 24 pessoas e trabalhamos muito bem juntos, sempre buscando o sucesso de cada um”, contou.

Marta acredita que sempre teve o instinto para o empreendedorismo. Como líder da associação Recicle Mais, pretende incorporar os valores que aprendeu com as palestras do Sebrae. “Eu já tinha alguns dos cuidados que as palestrantes mostraram hoje, como administrar o dinheiro e coisas assim. Por exemplo, nós sempre temos um material armazenado de reserva como uma garantia de lucro no próximo mês, tipo uma poupança”, explicou.

O lucro das associações vêm da venda de materiais. O repasse da Prefeitura de Curitiba cobre a manutenção de equipamentos e as despesas do galpão, como água e luz, além da compra de fitas para organizar o material. Por isso, Marta considera o conhecimento importante para expandir as possibilidades financeiras.

“Pretendo repassar o que aprendi aqui hoje para os outros associados. Se alguém desejar começar a empreender, dentro ou fora da reciclagem, é bom saber dessas informações. O portal de ideias de negócios do Sebrae, parece muito útil”, elogiou.

Ecocidadão

Lançado em 2007, o Ecocidadão tem as suas raízes ainda na década de 1990, durante a primeira gestão do prefeito Rafael Greca, com o programa Carrinheiro Cidadão, lançado na ocasião pela primeira-dama Margarita Sansone. Na época, Curitiba foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas com o Prêmio Mundial do Habitat.

O programa conta hoje com 40 associações de catadores e mais de mil associados beneficiados. Os barracões recebem o material da coleta feita pelos caminhões do Lixo Que Não É Lixo, além do material entregue diretamente pela população ou por empresas e condomínios próximos aos barracões. Nos locais, é feita a separação, triagem e venda para reciclagem e reaproveitamento. Cada associação recebe um valor por tonelada pelo beneficiamento.

Espaço Empreendedor

São nove espaços destinados ao microempreendedor de Curitiba, localizados nas ruas da Cidadania. Dentre os serviços que oferecem estão à prestação de suporte para formalização do MEI, atualização de dados, encerramento do MEI, consulta prévia de localização, cadastro de fornecedores em Curitiba, emissão de boletos DAS, apoio na declaração anual DASN, parcelamento do Simples Nacional, impressão do Certificado MEI,informações sobre emissão de notas fiscais e certidões negativas, e consultoria empresarial.