Grande Curitiba

Atendimentos de rotina são suficientes para aposentados e pensionistas validarem prova de vida

18 de maio de 2023 às 11:30
(Foto: Hully Paiva/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Aposentados e pensionistas vinculados ao Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC) podem fazer a sua prova de vida em consultas ou exames de rotina. Atendimentos no Centro de Saúde do Instituto Curitiba de Saúde (ICS), o plano de saúde dos aposentados e pensionistas da Prefeitura de Curitiba, ou em qualquer unidade do Sistema Único de Saúde em Curitiba, como vacinação, consulta regular ou videoconsulta, validam a prova de vida por 12 meses.

Desde que esse sistema foi implantado, há quase seis meses, o número de beneficiários com a prova de vida atualizada tem crescido. Levantamento do IPMC mostra que mais de 12,3 mil aposentados e pensionistas estão com a comprovação em dia. Eles representam mais de 62% do total de 19.870 pessoas.

Atendimentos no IPMC e na perícia médica da Prefeitura também são alternativa para o beneficiário comprovar que está vivo. A prova de vida é etapa obrigatória realizada periodicamente, conforme estabelece a legislação. Com ela, o sistema previdenciário evita fraudes e pagamentos indevidos.

Para conferir a validade da prova de vida, basta o aposentado ou pensionista acessar o portal do IPMC, informar seu CPF e senha. Na tela inicial, o beneficiário poderá consultar até quando a prova de vida será válida.

Depois do atendimento que será válido como prova de vida – seja no ICS, unidades de saúde municipais ou na perícia – são necessários alguns dias para que o sistema registre a data do atendimento válido.

Na prática

Aposentada há dois anos, Cássia Lisboa, de 58 anos, recebeu a vacina bivalente e contra a gripe no dia 12 de maio na Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho, no Rebouças. Dentro de alguns dias, o instituto será notificado e sua prova de vida, hoje válida até 1º de novembro de 2023, estará em dia até o dia 12 de maio de 2024, um ano depois do dia da vacinação. “Facilitou demais o processo”, resume.

Eloina Padilha, 64, está aposentada há cinco anos. “Achei muito inteligente da parte da Prefeitura esta nova ferramenta. Facilitou o meu lado”, conta. Sua prova de vida está válida até 28 de abril de 2024, mas a data será atualizada porque ela esteve no Centro de Saúde do ICS na semana passada, dia 12 de maio. Quando a informação do sistema do ICS for acrescentada ao do IPMC a validade será até 12 de maio de 2024.

Situação semelhante à da professora aposentada Maria Telma Pereira, que tem feito diversos atendimentos frequentes no Centro de Saúde do ICS. “Ficou fácil provar a minha vida. Porque estou mais viva que nunca, sempre na ativa”, comemora, aos 64 anos. Aposentada há seis anos, Maria Telma terá a sua prova de vida renovada sempre que for atendida no ICS.

O Instituto alerta que o ICS e o SUS não fazem exclusivamente a prova de vida, mas a presença em atendimentos de rotina nestes locais é que vale como prova para o IPMC, que recebe uma notificação de que o beneficiário esteve presente no local.

Quem não mora em Curitiba

Aqueles que moram fora da capital ou na Região Metropolitana de Curitiba têm outras opções para que possam atualizar a sua prova de vida. Devem encaminhar os documentos requeridos e o Formulário de Atualização Cadastral preenchido por correspondência para a sede do IPMC no seguinte endereço: IPMC/Prova de Vida, Avenida João Gualberto, 623, mezanino, bairro Alto da Glória, Curitiba, Paraná, com aviso de recebimento (AR).

O documento deverá ser preenchido com reconhecimento em cartório da assinatura por autenticidade ou verdadeira e uma videochamada será feita, caso necessário. Quem mora fora do país pode validar o documento por meio da representação diplomática do Brasil (Embaixada ou Consulado).

Pessoas que possuam dificuldade de locomoção, devidamente comprovada com laudo médico, podem solicitar (via protocolo) visita domiciliar do Serviço Social. O pedido pode ser feito por pessoa da família.

Para mais informações, acesse o portal do IPMC ou entre em contato com a equipe do Instituto pelo telefone (41) 3350-3660. O atendimento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.