Grande Curitiba

Obras para requalificação da malha viária estão em ritmo intenso nos bairros de Curitiba

30 de maio de 2023 às 10:29
(Foto: Levy Ferreira/SMCS)

COM ASSESSORIAS – O trabalho de recuperação da malha viária da cidade, coordenado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), está em ritmo acelerado, levando melhorias a diferentes regiões da cidade pelo programa Asfalto Novo. Um dos bairros beneficiados nesta semana é a CIC, na regional de mesmo nome, onde os trabalhos acontecem em quatro vias, totalizando 1.501 metros de extensão.

Recebem serviços de reciclagem as ruas Jornalista Augusto Waldrigues, Jornalista Rubéns Ávila, Adônis Rogério de Morais e Benedito Vaz dos Santos.

No bairro Mercês, três vias serão contempladas, totalizando 1.163 metros de asfalto novo. As ruas Raquel Prado, Joaquim da Silva Sampaio e Paulo Graeser Sobrinho receberão as melhorias, proporcionando mais qualidade e segurança para os moradores.

No bairro Novo Mundo, recebe melhorias a Rua Nicolau Serrato Sobrinho; no Bairro Alto, a Rua Arthur Ramos; e no Tarumã, a Avenida Affonso Penna (trecho 2).

O prefeito Rafael Greca ressalta a importância do programa pelo qual acontecem as obras fundamentais para garantir a mobilidade e a qualidade de vida dos cidadãos.

“Estamos comprometidos em fortalecer a infraestrutura da cidade, proporcionando vias seguras e bem conservadas para todos. Esses investimentos refletem nosso compromisso em atender às necessidades da população e promover um desenvolvimento sustentável.”

Quadra a quadra

Os serviços avançam quadra a quadra nas vias, pelo método de reciclagem que transforma ruas com asfalto velho em vias com asfalto de boa qualidade. “Nessa técnica, a camada deteriorada é removida e o pavimento é fortalecido”, explica Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas.

O asfalto antigo é triturado e reutilizado como base para adicionar concreto e uma nova camada de asfalto. Depois disso, são aplicadas camadas adicionais para melhorar a superfície.

Normalmente, a rua recebe mais de uma camada de asfalto, mas é necessário aguardar um período de cura entre a primeira e a segunda camada. Somente após esse período a rua é sinalizada novamente.

Asfalto Novo

Desde que foi lançado, em 2017 pelo prefeito Rafael Greca, o programa Asfalto Novo assegurou 869 km de novo pavimento na cidade entre obras finalizadas e em andamento. Foram realizadas 1.776 ações em 1.500 ruas (algumas receberam intervenção em diferentes trechos). Somente neste ano, a média de entrega é de 42 ações por mês.

Vias em obras

CIC
Rua Jornalista Augusto Waldrigues, em 416 metros entre as ruas Marco Campos e Emílio Romani
Rua Jornalista Rubéns Ávila, em 811 metros entre as ruas Lúcio Marcos da Silva e Alvin Tiboni
Rua Adônis Rogério de Morais, em 212 metros entre a Herculano de Araújo Filho e a Beato Pedro Donders
Rua Benedito Vaz dos Santos, em 62 metros desde a Rua Adonis Rogério de Morais até o final da rua

Mercês
Rua Raquel Prado, em 535 metros entre as ruas Mamoré e Teffé
Rua Joaquim da Silva Sampaio, em 193 metros entre a Júlia Wanderley e a Jacarezinho
Rua Paulo Graeser Sobrinho, nos 435 metros entre a Raquel Prado e a Tapajós

Novo Mundo
Rua Nicolau Serrato Sobrinho, em 1.334 metros desde a Avenida Brasília até o final da via

Bairro Alto
Rua Arthur Ramos, em 322 metros entre a Rua Rio Juruá e Rua Rio Tietê

Tarumã
Avenida Affonso Penna (trecho 2), em 236 metros entre as ruas Monte Castelo e Raphael Papa