Grande Curitiba

Novos cadernos fortalecem a recomposição das aprendizagens dos estudantes de Curitiba

6 de junho de 2023 às 16:55
(Foto: Luiz Costa/SME)

COM ASSESSORIAS – A rede municipal de ensino de Curitiba ganhou, nesta terça-feira (6/6), os novos Cadernos de Unidades Curriculares de Recomposição das Aprendizagens dos Estudantes, materiais técnicos desenvolvidos pela equipe do Departamento de Ensino Fundamental com base na produção das crianças. Os primeiros cadernos foram lançados em 2021, com a retomada do atendimento presencial nas unidades educacionais que estava suspenso por causa da pandemia da covid-19.

Os 16 volumes de novos cadernos contemplam os anos finais e os anos iniciais para os diferentes componentes curriculares (Arte, Ciências, Educação Física, Ensino Religioso, Geografia, História, Língua Estrangeira, Língua Portuguesa e Matemática).

“Estes novos materiais contribuem para o fortalecimento do trabalho dos professores. São fruto de escuta às necessidades da rede neste recorte de tempo. A pandemia da covid-19 foi um período penoso para todos e, passada essa fase, foi necessário pensar em novas ações e estratégias”, disse a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

A diretora do Departamento de Ensino Fundamental, Simone Zampier, destacou a dedicação das equipes e a pesquisa na produção dos materiais. “É um processo sistemático, contínuo e incansável de recomposição das aprendizagens”, disse.

A apresentação dos cadernos – transmitida pelo canal da Secretaria Municipal da Educação no YouTube – contou com as presenças dos superintendentes de Gestão Educacional, Andressa Pereira, e Executivo, Oséias Santos de Oliveira, chefes dos Núcleos Regionais da Educação e profissionais da imprensa.

Os primeiros cadernos foram lançados no início de 2021, com base na produção dos estudantes durante a pandemia, iniciada em 2020. O ano letivo de 2020, iniciado em fevereiro, foi quase inteiro no formato de ensino remoto, pois o isolamento social começou já em março. Em 2021, o segundo semestre teve o ensino híbrido.

“Desde o início da pandemia nós mapeamos a aprendizagem das crianças, ao longo de 2020, e elaboramos um grande material para 2021, fruto de um trabalho minucioso e que continua na rede municipal”, esclareceu Maria Sílvia.

Praer

Entre as ações da Secretaria Municipal da Educação no pós-pandemia está também o Programa de Recomposição da Aprendizagem dos Estudantes da Rede Municipal de Ensino (Praer), lançado em 2022 para construir diferentes encaminhamentos no ensino da Língua Portuguesa e da Matemática.

O Praer traz uma proposta de formação continuada de professores e complementa as ações de retomada de conteúdos do currículo para os estudantes do Fundamental.