Tribuna Livre da Câmara de Curitiba fala do Projeto Nova Escola
COM ASSESSORIAS/POR CMC – O fortalecimento da educação básica, aliado à moradia de qualidade e à qualificação profissional, estará em pauta na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), na sessão plenária da próxima quarta-feira (14). A convite do vereador Professor Euler (MDB), a Tribuna Livre, espaço democrático de debates do Legislativo, recebe um dos idealizadores do Projeto Nova Escola – Geração de Renda na Base da Economia, o empresário paranaense Francisco Simeão (076.00026.2023).
O requerimento da Tribuna Livre define a iniciativa como um “ambicioso projeto econômico e social”. Entre 1983 e 1986, Simeão foi secretário estadual da Indústria e Comércio. Atualmente, ele se dedica ao ramo logístico, “mas jamais deixou de lado a paixão pela Educação”. “Unindo experiências na área educacional e na construção civil, Francisco Simeão e seu sócio, Luiz Bonacin, desenvolveram o Nova Escola, uma iniciativa que gera riqueza na base e é atualmente o projeto de maior valor político em todo o Brasil”, explica a proposição.
O Nova Escola prevê o ensino em tempo integral para os alunos entre os seis meses e os 14 anos de idade. A iniciativa também propõe que o currículo escolar traga disciplinas como Política, Cidadania e Empreendedorismo, além de Informática e Inglês. A proposta chegou a ser apresentada ao governo federal, em abril deste ano.
Tribuna Livre
A Tribuna Livre é o espaço democrático de debates mantido pela CMC para ser o canal de interlocução entre a sociedade e os parlamentares. Os temas em pauta são sugeridos pelos vereadores, que, por meio de um requerimento, indicam uma pessoa ou uma entidade para discursar e para dialogar no plenário. As falas nesse espaço podem servir de prestação de contas de uma entidade que recebe recursos públicos, de apresentação de uma campanha de conscientização, de discussão sobre projeto de lei em trâmite na Casa, entre outros.
Conforme o Regimento Interno (RI) do Legislativo, as Tribunas Livres ocorrem nas quartas-feiras, durante a sessão plenária, após o espaço do pequeno expediente. Se você participa de uma entidade, representa uma causa ou uma atividade coletiva, entre em contato com um dos vereadores para sugerir a realização da Tribuna Livre. O RI veda a participação de representantes de partidos políticos; candidatos a cargos eletivos; e integrantes de chapas aprovadas em convenção partidária.
As sessões começam às 9 horas e têm transmissão ao vivo pelos canais da Câmara de Curitiba no YouTube, no Facebook e no Twitter. Clique aqui para consultar os temas abordados na Tribuna Livre em 2023.