Grande Curitiba

Câmara Municipal de Curitiba reconhece Festa da Paróquia Senhor Bom Jesus do Portão

Na última sessão plenária do semestre, vereadores de Curitiba avalizaram cinco projetos de lei.
28 de junho de 2023 às 15:35
(Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Nesta quarta-feira (28), última sessão plenária do semestre, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) deliberou cinco projetos, todos em segundos turnos. Além de duas propostas de leis orçamentárias – a LDO 2024 e um crédito para a reforma de um Centro de Educação Integral (CEI) no Alto Boqueirão – os vereadores aprovaram a inclusão de data no calendário oficial de eventos da capital e Declarações de Utilidade Pública Municipal.

A proposta para incluir a Festa do Padroeiro da Paróquia Senhor Bom Jesus do Portão no calendário oficial da capital paranaense é do vereador Tico Kuzma (PSD). O projeto de lei foi confirmado pelo plenário com 28 votos “sim” e 2 abstenções (005.00167.2022).

Se a lei for sancionada pelo prefeito, a comemoração será anual, sempre na semana do dia 6 de agosto. Kuzma recepcionou em plenário o padre Paulo Siebeneichler, pároco da Paróquia Senhor Bom Jesus do Portão e diretor financeiro da Congregação dos Oblatos de São José. “O início desta paróquia data de perto do ano 1900 e seu templo foi construído entre 1916 e 1928. Ela foi elevada à categoria de paróquia em 1936”, relatou o autor.

“Ela foi, por muito tempo, a única paróquia na região sul de Curitiba”, continuou Kuzma. Parte da igreja foi destruída por incêndio, em 2007, e reinaugurada em 2017, após o restauro ser concluído com recursos do potencial construtivo. “Que possamos movimentar com essa festa toda a cidade de Curitiba.”

“A Igreja do Bom Jesus do Portão tem muitas histórias”, disse Tito Zeglin (PDT). Ele ainda lembrou da Festa da Divina Misericórdia, instituída pela lei municipal 15.247/2018, de sua iniciativa. Outro vereador a declarar apoio à iniciativa em pauta foi Oscalino do Povo (PP). Os paroquianos Eli e Vera Brandão também acompanharam o debate do projeto de lei.

Utilidades Públicas

A CMC também validou duas propostas de Declaração de Utilidade Pública Municipal. Uma delas, apresentada por Marcelo Fachinello (Pode), garante o título ao Instituto Futuro Excelência, que desenvolve atividades nos bairros Boqueirão e Ganchinho para o público infanto-juvenil, especialmente às pessoas em situação de vulnerabilidade (014.00035.2023). A proposta recebeu 29 votos “sim”.

A outra proposição, de Pier Petruzziello (PP), declara de Utilidade Pública a Associação Amigos da Maria Fernanda (014.00048.2022). “Trata-se de uma associação que realiza uma atividade social muito forte nas áreas do CIC e do Cajuru. A Associação Amigos da Maria Fernanda presta um importante serviço social na nossa cidade”, explicou o autor. A votação também foi unânime, com 31 “sim”.

Fonte: Câmara Municipal de Curitiba