Grande Curitiba

Câmara entrega votos de congratulações e título de utilidade pública

Por iniciativa do vereador Jornalista Márcio Barros (PSD), 20 pessoas e entidades foram homenageadas em sessão solene realizada na tarde desta quinta-feira (31).
1 de setembro de 2023 às 15:43
(Foto: Carlos Costa/CMC)

Nesta quinta-feira (31), a Câmara Municipal realizou uma sessão solene na parte da tarde com o objetivo de promover a entrega de votos de congratulações e aplausos a 20 homenageados indicados pelo vereador Jornalista Márcio Barros (PSD), que presidiu a solenidade.

Compuseram a mesa: Cloara Pinheiro, deputada estadual; Nilson Pereira, presidente da Federação Comunitária das Associações de Moradores de Curitiba (Femoclam); Cayo Miguel, professor, e Rosa Maria Chiamulera, ex-vereadora de Curitiba.

Saudação

O vereador Jornalista Márcio Barros declarou ser uma alegria receber e homenagear pessoas que fazem parte de seu relacionamento. Ele citou uma frase do 30º presidente norte-americano Calvin Coolidge (1872-1933): “Ninguém jamais foi honrado por aquilo que recebeu. Honra é a recompensa por aquilo que damos”.

Barros explicou que a política é uma tarefa burocrática. “É necessário, escrever, protocolar, dialogar. Quando jornalista, quando eu errava, era aplaudido, e como político, mesmo quando acerto, sou criticado”, disse ele. Para Barros há uma onda de desmerecimento em relação à prática política, mas ele e seus assessores se esforçam para que toda a burocracia que envolve o exercício da política se converta em soluções práticas para a vida dos cidadãos.

Assista a solenidade no YouTube da CMC

O vereador disse que sua equipe vai toda semana a uma das 10 regionais de Curitiba para conhecer e entender as demandas mais urgentes de cada região. “Sempre de um modo humanizado e essa prática já gerou, em dois anos e oito meses de mandato, 54 projetos de lei, sendo 19 foram aprovados”, afirmou.

Ele destacou, entre estas iniciativas a “Lei da Xepa da Vacinação” (lei municipal 15.858/2021), elaborada durante o período da pandemia de covid-19. A finalidade da iniciativa, de acordo com o parlamentar, foi a de instituir cadastro de interessados na lista de espera das sobras diárias de doses da vacinação contra a covid-19. “As chamadas ‘xepas’ da vacina são as sobras dos frascos abertos e que têm prazo para serem utilizados.

Outros projetos de Barros que se tornaram lei foram:

  • regulamentação dos espaços Pet Friendly em estabelecimentos comerciais, shopping centers, hotéis, restaurantes, bares e similares (lei municipal 16.179/2023)
  • Política Municipal de Orientação, Apoio e Atendimento ao Cuidador Familiar não Remunerado da Pessoa em Situação de Dependência (lei municipal 16.165/2023)
  • Desenvolvimento Agroalimentar Metropolitano, que institui diretrizes para o desenvolvimento agroalimentar metropolitano, no âmbito da segurança alimentar e nutricional (lei municipal 16.065/2022
  • utilização dos “banheiros família” em shoppings centers, restaurantes, hipermercados, aeroportos e demais locais onde se encontrem instalados. Na prática, a lei obriga os estabelecimentos comerciais e shoppings a disporem de espaços sanitários para que pais de autistas possam acompanhá-los nesses locais (lei municipal 15.890/2021)

Cloara Pinheiro, deputada estadual, revelou que conhece o vereador desde a época em que ambos trabalhavam como jornalistas. Cloara disse que perdeu uma filha de cinco anos, vítima da doença retinoblastoma. Ela foi autora, em parceria com a deputada Maria Victoria, da Lei que criou o Dia Estadual de Conscientização sobre as Doenças Oculares Raras, também conhecida como Lei Carolina Reeberg Stanganelli, que era o nome da filha da deputada Cloara Pinheiro (lei estadual 21.527/2023).

Vereador sem remuneração

Nilson Pereira, presidente da Federação Comunitária das Associações de Moradores de Curitiba (Femoclam), disse que a entidade tem 37 anos de existência e congrega quase 2000 associações de moradores. “Temos ajudado as comunidades de todos os bairros e, nesse sentido, é necessário valorizar a figura do líder comunitário, uma espécie de vereador sem remuneração”, disse Nilson, que revelou ser também pai de dois filhos autistas. “Uma experiência que muda e transforma”, afirmou.

A ex-vereadora Rosa Maria Chiamulera parabenizou o vereador Márcio Barros pelo trabalho em prol dos autistas. “Ainda não entendemos o porquê de haver atualmente tantos casos de autismo; portanto, toda luta em prol dessas pessoas é válida”, afirmou. Chiamulera lembrou que foi vereadora há 30 anos e disse ter batalhado pela Lei do Planejamento Familiar Gratuito. “Hoje, há métodos para limitar o número de filhos, o que facilitou bastante a vida das famílias”, constatou. Outra iniciativa dela foi a lei que criou a Associação Boca Rouge Para Promoção dos Direitos da Mulher. “A ideia era criar uma entidade aos moldes da Confraria da Boca Maldita, sendo que a palavra rouge se referia à cor vermelha dos batons e também ao ato de rugir contra as discriminações promovidas contra as mulheres.”

Agradecimento

Cayo Miguel Ángel Martín Cristóbal nasceu em 1947, na cidade de Calahorra, na Espanha. Formado em Filosofia no país europeu, estudou Letras na PUC-PR e na UFPR. Professor da língua espanhola e diretor do Centro Cultural Brasil-Espanha de Curitiba, tem destacada atuação junto ao Instituto Paranaense dos Cegos (IPC). “Tudo o que vocês fizerem aos seus semelhantes estarão fazendo a Jesus Cristo. Somente uma vida vivida para os outros vale a pena”, disse Cristóbal. Para ele, o mundo precisa de amor, “antes, durante e depois”. “Essa será a única moeda que vão colocar em nossos caixões quando cruzarmos o rio”, disse ele, se referindo à antiga prática helênica de cobrir os olhos dos falecidos com moedas conhecidas como Óbolo de Caronte).

Fonte: Câmara Municipal de Curitiba