Curitiba envia 2,5 toneladas de alimentos e 9 mil peças de roupas a União da Vitória
COM ASSESSORIAS – Graças à solidariedade dos curitibanos e à rápida organização da cidade, a Prefeitura de Curitiba enviou, nesta sexta-feira (20/10), um caminhão de donativos para União da Vitória, município do Sul do Estado que enfrenta situação de emergência devido aos temporais que castigam o Paraná. Os materiais têm previsão de chegada à cidade no início da tarde.
A ação é parte da Campanha Solidária Enchentes 2023, lançada pelo vice-prefeito e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, na última segunda-feira (16/10).
Foram enviadas para União da Vitória 2,5 toneladas de alimentos, 9 mil peças de roupas e calçados, doados pelo Disque Solidariedade – serviço da FAS que coleta, seleciona e distribui doações para pessoas em situação de vulnerabilidade -, além de materiais de limpeza. A Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) contribuiu com quase 3 mil escovas e cremes dentais.
Segundo o chefe de gabinete da FAS, Anderson Cristian Walter, houve uma mobilização em Curitiba e toda a população participou ativamente da ação solidária, pelo Canal 156. As equipes da ação social foram buscar as doações nas casas dos participantes e também foram instalados 105 pontos de coleta em Curitiba, espalhados por todas as dez regionais.
“Nós fazemos toda a separação dessas doações; no caso das roupas, separamos por gênero, tipo e tamanho para que, quando cheguem ao município de destino, possam ser direcionadas a quem precisa de forma mais rápida. Tudo isso é feito no Disque Solidariedade”, explicou Walter.
Entrega
Para garantir a chegada do caminhão carregado com donativos com segurança, uma viatura da Defesa Civil de Curitiba, equipada com GPS, foi encarregada da escolta. Dois voluntários que integram a Rede Municipal de Emergência de Radioamadores de Curitiba auxiliaram na preparação dos equipamentos e na viagem de entrega dos donativos.
“Vamos fazer o acompanhamento em tempo real desses materiais pelo nosso Centro de Gestão em Curitiba e garantir a entrega em União da Vitória ainda hoje. Graças à população de Curitiba que faz doações hoje podemos acompanhar a materialização dessa solidariedade”, afirmou o chefe de monitoramento da Defesa Civil de Curitiba, Pedro Ioungblood.
Ao chegar em União da Vitória, todo o material será repassado para a Defesa Civil municipal e estadual, que farão a distribuição à população.
Campanha
União da Vitória é o segundo município atendido com doações da Campanha Solidária Enchentes 2023, lançada pelo vice-prefeito e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, na última segunda-feira (16/10) e que reúne diversos órgãos, como a Defesa Civil de Curitiba, Defesa Civil do Estado do Paraná, Fundação de Ação Social (FAS) e outros órgãos para apoiar os municípios afetados pelas intensas chuvas.
O primeiro deles foi Rio Negro, o município da Região Metropolitana de Curitiba mais afetado pelas enchentes. A carga continha cestas básicas, roupas, agasalhos e material de limpeza, aliviando em parte o sofrimento da comunidade local.
Quem quiser ajudar pode doar alimentos, roupas, materiais de higiene pessoal e material de limpeza nos 105 pontos de coleta em todas as regionais.
CLIQUE ABAIXO e saiba onde doar na sua regional:
Bairro Novo
Boa Vista
Boqueirão
Cajuru
CIC
Fazendinha/Portão
Matriz
Pinheirinho
Santa Felicidade
Tatuquara