Grande Curitiba

Greca participa de entrega de título de Cidadã Honorária de Curitiba à advogada Louise Gionedis

26 de outubro de 2023 às 11:12
(Foto: José Fernando Ogura/SMCS)

COM ASSESSORIAS – O prefeito Rafael Greca participou na noite desta quarta-feira (25/10), na Câmara Municipal, da sessão solene de entrega do título de Cidadã Honorária de Curitiba à advogada Louise Rainer Pereira Gionédis. Acompanhado da primeira-dama, Margarita Sansone, o prefeito reconheceu e destacou a importante contribuição de Louise para o desenvolvimento da cidade.

O vice-prefeito e secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel também prestigiou o evento. A iniciativa de conceder a cidadania honorária à advogada foi proposta pelo vereador Pier Petruzziello.

“Com imensa alegria acolhemos essa curitibana honorável tão dedicada às causas da cidade e da sociedade. Nossa irmã de espírito, filha da luz como todos nós, dedicada mãe e mestra de seus filhos e netos, de suas alunas e alunos, dos mais de 600 profissionais do escritório de advocacia onde ela exerce inúmeras funções e que pelos seus feitos tanto contribui e orgulha a nossa cidade”, disse Greca.

O prefeito destacou que a homenageada, nascida em Uberaba (MG), é mestre em Direito e em Cooperação Internacional, especialista em Direito Societário, Direito Tributário e Lei Geral de Proteção de Dados. Casada com Giovani Gionédis, Louise é sócia fundadora do escritório Pereira Gionédis Advogados, um dos maiores e mais tradicionais da capital paranaense.

A banca de advogados recebeu em São Paulo o certificado de Escritório de Advocacia 4.0, um reconhecimento da Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L) ao escritório que adota boas práticas de inovação.

“Louise trouxe para Curitiba doçura dos doces de Minas, trouxe o esplendor dourado das igrejas barrocas do coração do Brasil e pelo seu valoroso trabalho na cidade é hoje, pela indicação da Câmara e diploma por mim assinado, uma curitibinha honorável”, completou Greca.

Trajetória

Inscrita na OAB do Paraná, Louise habilitou-se para atuar em mais 12 estados e já participou do Conselho Municipal da Condição Feminina, do Conselho Estadual da Mulher, do Instituto de Direito Ambiental do Paraná, do Instituto Brasileiro de Direito e do Instituto Brasileiro de Direito Empresarial. É embaixadora da Paz nomeada pela Universal Peace Federation.

A advogada desenvolve ainda trabalhos sociais, especialmente na área do autismo, da defesa das pessoas com deficiências e doenças raras, conscientizando advogados e a sociedade sobre o assunto.

Sessão solene

A sessão solene foi aberta pelo vereador Marcelo Fachinello, presidente da Câmara, e precedida da apresentação do vereador Pier Petruzziello. “Seu trabalho maravilhoso a fez figurar no mapa curitibano de forma brilhante. Curitiba tem a imensa honra de tê-la como cidadã na nossa cidade”, destacou Pier.

Além do diploma de Cidadã Honorária, a advogada recebeu o troféu, uma escultura que reproduz a obra Os Fundadores do artista paranaense João Turin.

Bem social

Louise agradeceu a homenagem emocionada e falou sobre seu sentimento e dever de ter a boa vontade como máxima na vida para a promoção do bem-estar social e sobre sua responsabilidade em partilhar conhecimento, solidariedade e respeito mútuo.

“Ao reconhecer que não somos meros passageiros nesta existência, também confirmamos que possuímos responsabilidades para com os outros. Daí advém o compromisso de cultivar a benevolência como um princípio fundamental em nossas vidas, alicerçado na razão e concretizando um dos propósitos para os quais fomos criados: promover o bem-estar social”, disse a advogada.

Diante do auditório lotado por personalidades da cidade, familiares, amigos e colegas de profissão, a advogada fez uma brincadeira. “Nasci hoje oficialmente como cidadã de Curitiba e digo com convicção: nasceu mais uma curitibinha”, disse Louise.

Vulto emérito de Curitiba

A Cidadania Honorária é o título mais importante que o Legislativo pode conceder a pessoas nascidas fora da capital paranaense e que tenham contribuído para o desenvolvimento de Curitiba, nos termos da lei complementar 109/2018. A homenagem é equivalente ao título de Vulto Emérito de Curitiba, concedido aos nascidos na cidade.

Estiveram na homenagem a ex-governadora do Paraná, Cida Borghetti; as deputadas estaduais Maria Victória e Márcia Huçulak; o secretário do Governo Municipal e presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur; o secretário da Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação, Alexandre Jarschel; o presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Alexandre Matschinske; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Ana Cristina de Castro; o assessor de Relações Internacionais da Prefeitura, Rodolpho Zannin Feijó; o vereador Mauro Bobato; e o cônsul honorário da Bélgica em Curitiba, o advogado João Casillo.