Grande Curitiba

Há 40 anos, Central 156 facilita o acesso do cidadão aos serviços da Prefeitura de Curitiba

2 de fevereiro de 2024 às 16:27
(Foto: Hully Paiva/SMCS)

COM ASSESSORIAS – O acesso do cidadão aos serviços da Prefeitura de Curitiba deu um salto substancial a partir do dia 7 de fevereiro de 1984. Nessa data, há 40 anos, foi criada a Central 156 com o objetivo de reduzir a fila no balcão de atendimentos da Prefeitura.

Ao longo de quatro décadas, o serviço passou por um processo contínuo de evolução. No princípio funcionava de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, atendendo apenas por telefone.

O superintendente executivo da Secretaria Municipal de Governo (SGM), Airton Sozzi Júnior, que acompanhou a implantação, conta como o serviço funcionava no começo.

“Eram apenas seis atendentes. O modelo proposto era o de registro de solicitações e reclamações dos serviços da Prefeitura, além de dar informações no âmbito da administração municipal”, relembrou Sozzi.

A Prefeitura na palma da mão

Atualmente, a Central 156 funciona de forma ininterrupta em quatro canais de atendimento (app, chat, telefone e internet), monitorada por 94 funcionários, colocando os diversos serviços da Prefeitura, literalmente, na palma da mão do cidadão.
O sucesso do serviço pode ser medido pelas solicitações dos curitibanos, que alcançaram 38,9 milhões nos últimos sete anos, com índice de satisfação do serviço de 80%.

“Um grande marco na administração pública, o 156 de Curitiba foi pioneiro em 1984 e hoje está consolidado como referência em atendimento ao cidadão”, citou o gerente de Operações do Instituto de Cidades Inteligentes (ICI), Ozires de Oliveira.

Confira a programação dos 40 anos

Para marcar a data, o Instituto Cidades Inteligentes (ICI), que gerencia o serviço desde 1999, e a Secretaria de Governo Municipal (SGM), que coordena o órgão, estão organizando várias atividades.

• No dia 7/2, a Câmara Municipal de Curitiba vai abordar o aniversário durante a sua sessão plenária, das 9h às 10h30.
• No dia 9/2, haverá uma comemoração interna para os funcionários.
• Para o dia o dia 15/2 está programada uma visita guiada para usuários convidados da Central 156, no período das 14h às 15h30.
• No dia 19/2, A Assembleia Legislativa do Paraná fará menção honrosa à Central 156, durante a sessão que começa às 14h30.
• Realização da palestra Experiência do Cidadão: Melhores práticas de Atendimento ao Público, no dia 22/2, no Salão de Atos do Parque Barigui, proferida por Raphael de Souza Lobo, nos seguintes horários: das 8h30 às 11h e das 14h30 às 17h.
• As comemorações encerram-se no dia 26/3 com o painel Central 156 Curitiba: 40 anos de inovação e excelência – Como as conexões humanas e a tecnologia tornam as empresas e cidades mais inteligentes?, que acontecerá no auditório do Museu Oscar Niemeyer, das 19h às 22h30. O tema será abordado pelo gerente de operações do ICI, Ozires Oliveira; Claudia Silvano, diretora do Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor do Paraná (Procon-PR); e Yohhan Garcia de Souza – Ouvidor Geral do Estado do Paraná.