Grande Curitiba

Rua da Cidadania Fazendinha/Portão recebe Auto da Fundação de Curitiba

7 de março de 2024 às 10:44
(Foto: José Fernando Ogura/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Sob uma chuva de papel picado e com animação das crianças da Regional Portão, o prefeito Rafael Greca e o secretário de Estado das Cidades e vice-prefeito Eduardo Pimentel celebraram nesta quarta-feira (6/3) os 331 anos de Curitiba na Rua da Cidadania Fazendinha/Portão.

Os curitibinhas de seis escolas municipais da região assistiram à encenação que conta a história de Curitiba e cantaram parabéns para a cidade mais inteligente do mundo em volta de um bolo gigante.

“Eu chamei vocês aqui para aprenderem comigo a história de Curitiba. Vão conhecer os índios, aqueles que fundaram Curitiba, e também os nossos primeiros fundadores portugueses. E todos os curitibinhas vão me prometer uma coisa. Vão guardar na cabeça e no coração a história a que nós vamos assistir. Combinado?”, perguntou Greca.

A criançada adorou o espetáculo. Ingrid Damas, de 8 anos, aluna da Escola Municipal Padre José Anchieta, estava superfeliz.

“Eu adorei a apresentação. Conhecer a história dos índios e dos portugueses que descobriram Curitiba foi muito legal”, disse a curitibinha.

Os gêmeos Eduardo e Henrique Carvalho Correira, alunos da Escola Municipal Graciliano Ramos, se divertiram com o Curitibinha, personagem de quadrinhos criado por Marcos Vaz.

“Nós gostamos bastante. Foi bem legal conhecer o Curitibinha e cantar parabéns para nossa cidade com o prefeito”, contou Henrique.

Encenação

A peça, produzida pela Fundação Cultural de Curitiba, mostra a chegada dos fundadores à região. São 13 atores com figurinos de época, que representam os indígenas e os colonizadores da Vila Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. O cenário é inspirado no painel do artista paranaense Theodoro de Bona (1904-1990), que se encontra no Colégio Estadual do Paraná.

A encenação destaca a atuação de personagens históricos como Cacique Tindiquera, Mateus Leme, Baltazar Carrasco dos Reis, Eleodoro Ébano Pereira e Gabriel de Lara.

Curitiba é uma palavra de origem guarani, “kur yt yba”, que significa grande quantidade de pinheiros, pinheiral, na linguagem dos primeiros habitantes do território, os indígenas.

Uma versão ampliada do espetáculo será exibida no Memorial de Curitiba e no Teatro da Vila. A versão estendida e musicada, denominada Evocação para Curitiba, conta com a participação de 16 atores.

Presenças

Também estiveram na festa do aniversário de Curitiba na Regional Fazendinha/Portão o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Pijak Jr; a secretária municipal da Educação, Maria Silvia Bacila; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; além dos vereadores Bruno Pessuti, Mauro Bobato e Beto Moraes.

Próximas apresentações do Auto da Fundação

Horário: 15h

• 7/3 – CIC – Parque dos Tropeiros (Rua Maria Lúcia Locher de Athayde)
• 8/3 – Cajuru – Quadra de Esportes (Av. Prefeito Maurício Fruet, 2.150)
• 11/3 – Matriz – Praça Oswaldo Cruz (Centro)
• 12/3 – Boqueirão – Quadra da Rua da Cidadania (Av. Marechal Floriano Peixoto, 8.430)
• 13/3 – Pinheirinho – Quadra da Rua da Cidadania (Av. Winston Churchill, 2.033)
• 14/3 – Bairro Novo – Clube da Gente (R. Marcolina Caetana Chaves, 150)
• 15/3 – Santa Felicidade – Quadra de Esportes (R. Santa Bertila Boscardin, 213)

Evocação para Curitiba

Memorial de Curitiba – R. Claudino dos Santos, 79
Datas: 10, 17, 24, 31 março e 7 abril
Horário: 12h

Teatro da Vila – R. Davi Xavier da Silva, 451 – Vila Nossa Senhora da Luz
Data: 16 de março
Horário: 15h30