Grande Curitiba

Abelhas sem ferrão vão deixar mais floridos arredores de escola municipal de Curitiba

13 de março de 2024 às 11:10
(Foto: José Fernando Ogura/SMCS)

COM ASSESSORIAS – O prefeito Rafael Greca inaugurou, nesta terça-feira (12/3), o Jardim de Mel da Escola Municipal Elza Lerner, no bairro Cajuru. O projeto é fruto da parceria entre as secretarias municipais de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN) e da Educação (SME), Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e Caixa Econômica Federal.

Greca destacou a importância dos Jardins de Mel como espaços de educação socioambiental. Os Jardins de Mel são compostos por caixas com abelhas sem ferrão, para estimular a polinização, bancos de alvenaria e flores melíferas ao redor.

“Recebemos aqui no jardim da escola Elza Lerner as abelhas nativas, que são abelhinhas que não picam e que vão polinizar os jardins do Cajuru para ter mais flores no bairro. Além de embelezarem nossa cidade, esse projeto educa nossas crianças sobre a importância da preservação do meio ambiente e sobre o papel vital das abelhas na manutenção da biodiversidade”, disse o prefeito.

O projeto, que vai além de simples estruturas físicas, transformou quatro espaços em verdadeiros oásis educacionais e ecológicos, visando atender demandas socioambientais. A Escola Municipal Marumbi (Cajuru) e os CMEIs Riad Salamuni (CIC) e Isabel Pimentel (Tatuquara) também receberam as colmeias do projeto.

Jardins de Mel

Os novos Jardins de Mel não apenas encantam com sua beleza natural, mas também pelo papel que desempenham como ambientes de aprendizado e sensibilização para crianças e comunidades locais.

Com bancos de alvenaria e flores melíferas ao redor, os jardins abrigam colméias com Abelhas Nativas Sem Ferrão, fundamentais para a preservação da biodiversidade, cultivo de Plantas Alimentícias Não Convencionais (Panc), e o plantio de espécies vegetais nativas e frutíferas.

Aluno do 5º ano da Escola Elza Lerner, Julio César Piotrovski Castro, 9 anos, estava empolgado com a novidade. “É muito legal ter esse jardim na nossa escola. Eu e meus colegas vamos cuidar das abelhas, flores e plantas que estão aqui porque elas são importantes pra natureza”, afirmou ele.

O secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, ressaltou a relevância das abelhas na agricultura. “As abelhas desempenham um papel crucial na polinização de plantas, promovendo a produção de alimentos saudáveis e contribuindo para a segurança alimentar da comunidade”, enfatizou Gusi.

A secretária da Educação, Maria Silvia Bacila, destacou a importância educacional desses projetos, afirmando que os Jardins de Mel não são apenas espaços físicos, mas ambientes de aprendizado valiosos. “Eles proporcionam a transformação dos espaços em locais de educação ambiental para as crianças e toda a comunidade”, salientou Bacila.

Participaram da inauguração a coordenadora de Projetos Sócio-Ambientais da Sanepar, Patrícia Mossurunga de Carvalho, e o diretor de Meio Ambiente e Ação Social, Julio Cesar Gonchorosky; o técnico social da Caixa Econômica Federal, Luis Alfredo Pereira Hilu, e o coordenador de Governo, Anderson Simon Oliveira; o diretor do Departamento de Estratégias de Segurança Alimentar e Nutricional da SMSAN, Felipe Thiago de Jesus; o administrador da Regional Cajuru, Narciso Doro Júnior; a diretora da Escola Municipal Elza Lerner, Glauce Ribeiro; e os vereadores João das 5 Irmãos, Serginho do Posto, Osias Moraes e Sargento Tânia Guerreiro.