Grande Curitiba

Fundação Cultural de Curitiba recebe prêmio Aliad@s nos 32 anos do Grupo Dignidade

15 de março de 2024 às 16:08
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – A presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, foi uma das homenageadas com o prêmio Aliad@s, conferido pelo Grupo Dignidade, na noite de quinta-feira (14/3), no Teatro do Sesc da Esquina. Pioneiro no Paraná na promoção dos direitos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e intersexuais, o grupo comemorou 32 anos homenageando personalidades e instituições que contribuem com as causas do movimento.

Esta foi a segunda vez que Ana Cristina de Castro recebeu o prêmio, confirmando a relevância da cultura na conscientização sobre a diversidade de gênero.

Ao entregar a homenagem, a presidente do Grupo Dignidade, Raffaely Wiest, falou da importância do trabalho da Fundação Cultural e agradeceu a parceria em eventos organizados pela comunidade LGBTi+, como a Marcha pela Diversidade, a Parada Gay, mostras de filmes, debates, entre outros eventos.

Ana Castro lembrou do início do Grupo Diversidade, desde a sua fundação, quando conheceu Toni Reis, um dos precursores do movimento no Brasil. “Seu trabalho incansável com o Grupo Dignidade fez ecoar muitas vozes pelo país e proporcionou grandes conquistas de direitos para a comunidade LGBTI+”, disse a presidente da FCC.

Ana Castro dedicou o prêmio aos servidores da Fundação Cultural, destacando que os eventos e as parcerias são possíveis graças ao trabalho da equipe da instituição. “Nossa política cultural tem como uma de suas premissas a formação da cidadania através da cultura e, nesse sentido, temos buscado nos alinhar às iniciativas que contribuem para uma sociedade livre de preconceito e discriminação”, afirmou.