Grande Curitiba

Comitiva da América Latina conhece o planejamento urbano de Curitiba

19 de março de 2024 às 11:29
(Foto: Hully Paiva/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Uma comitiva formada por integrantes da Argentina, Colômbia, Peru e Equador está em Curitiba para conhecer a metodologia de planejamento urbano. O grupo também vai participar do Smart City Expo Curitiba 2024, evento que torna a capital paranaense o centro internacional das discussões sobre cidades inteligentes e que acontece de 20 a 22 de março no Centro de Eventos Positivo (Parque Barigui).

A comitiva é formada por 48 arquitetos, políticos e funcionários públicos e foi recebida na manhã desta segunda-feira (18/3), no auditório do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), pela diretora de Informações do Ippuc, Liana

“Este movimento demonstra o interesse pelo trabalho que o Ippuc desenvolve em Curitiba e sempre há troca de experiências e nós aprendemos muito com isso”, disse Liana.

Bairro Novo da Caximba e mobilidade

Ela citou como exemplo a busca por informações sobre o Bairro Novo da Caximba pelo representante da cidade de Lima, no Peru, onde existe uma situação análoga à encontrada em Curitiba. Durante a explanação, os participantes conheceram detalhes do projeto do Bairro Novo da Caximba, que prevê reassentar 1.147 famílias e regularizar os domicílios de outras 546, organizando o território e permitindo a recuperação da área de preservação ambiental.

A palestra também abordou os projetos de mobilidade, desde a criação do sistema trinário do transporte coletivo anos 1970, até o início da era da eletromobilidade, com o projeto do Novo Inter 2 e o BRT Leste-Oeste, além das obras de conclusão da Linha Verde.

Projetos da cidade inteligente

Além disso, também foram mostradas as razões que fizeram Curitiba ser considerada a Cidade Mais Inteligente do Mundo em 2023, em Barcelona, na Espanha, como uso da energia solar com a implantação da Pirâmide Solar e painéis fotovoltaicos nos equipamentos da Prefeitura, o que permite o custeio de 60% da energia consumida por prédios públicos da cidade.

Somam com estas ações a implantação do Hipervisor Urbano; dos aplicativos Saúde Já e 156; o uso das ferramentas BIM (Building Information Modeling) e CIM (City Information Modeling) na administração municipal; a implantação do Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas de Curitiba (PlanClima); incentivo aos modais verdes, através do programa Caminhar Melhor, que dá prioridade ao pedestre; e na disponibilização de 270 km de ciclovias.

Visita ao Hipervisor

Depois, a comitiva foi conhecer as instalações do Hipervisor Urbano, que funciona no prédio do Instituto de Cidades Inteligentes (ICI) e foi recebida pelo diretor-técnico, Oscar Schmeiske, que resumiu como funciona a ferramenta.

“O Hipervisor de Curitiba é superior a um centro de operações porque faz análises aprofundadas e abrangentes das situações e como resultado cria um processo chamado ‘learn machine’, produzindo algoritmos de inteligência artificial, que podem tomar decisões automáticas ou dar suporte para tomada de decisões”, explicou Oscar.

Experiência positiva

O senador argentino Martín Lusteou disse que a experiência foi muito positiva, principalmente sobre a importância do planejamento urbano para as cidades.

“Buenos Aires é uma cidade grande e com muita desigualdade social. Na região existem muitas favelas e áreas verdes, o que dá margem e muito espaço para fazer este planejamento urbano na cidade, aliado às soluções para o transporte coletivo e com a sustentabilidade ambiental”, disse Lusteou.

Conhecendo uma smart city

Lucía Bellocchio, da Trend Smart Cities, que coordenou a comitiva da América Latina, disse que trouxe o grupo para conhecer e explorar o universo de smart cities que existe em Curitiba.

“Curitiba foi premiada como Smart City, em Barcelona, e isso pesou na decisão de vir para cá conhecer as principais políticas públicas que resultaram nesse prêmio. Viemos conhecer os principais organismos públicos em temas de planejamento urbano, de mobilidade, de sustentabilidade, entender um pouco as políticas públicas dessa cidade”, disse Lucía, que organizou a excursão em parceria com a Fundação Argentina Porvenir e o Mooba.

À tarde, a comitiva da América Latina conheceu as instalações da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e também a sede da Prefeitura de Curitiba, o Palácio 29 de Março, prédio público equipado com painéis fotovoltaicos.
Presenças

Participaram do encontro:

Da Argentina: os prefeitos Emiliano Durand (Salta) e Leonel Chiarella (Venado Tuerto), o senador Martin Lousteau, Fabio Laje, Juan Manuel Chalabe, Carlos Macchi, Leisa Noelia Gerbino, Martín Berhongaray, Bárbara Bonelli, Juan Carlos Saintotte, Celina Vaccarone, Johanna Coifman, Ariel Anthieni, Fabiana Benitez, Pablo Wladimiro Sode, Elizabeth Martin, Silvana Ratti, Julio Elvio Miraballes, Carmen Virginia Cadenas, Eduardo Caplan, Hernan Regalado, Claudio Bianco, Adolfo Campos, Ludmila De Francisco, Julia Guilarte, Agustin Moreno, Viviana Drah, Fernando Nacif Drah e Aldo Metka.

Do Peru: Jorge Luis Diaz, Christian Gerald Flores Bottazzi e Valeria Peña Guzman.

Da Colômbia: Victor Hugo Mucia e Lina Paola Grisales Rincon.

Do Equador: Hernan Alfredo Paredes Castelo, Marcos Paul Benites Donoso.