Grande Curitiba

Ecossistema Curitiba DTI promove desenvolvimento sustentável do turismo

3 de abril de 2024 às 15:53
(Foto: Hully Paiva/SMCS)

COM ASSESSORIAS – O ecossistema Curitiba DTI (Destino Turístico Inteligente) realizou um encontro nesta quarta-feira (3/4), no Museu Oscar Niemeyer, para discutir temas relacionados ao turismo e à inovação na capital paranaense.

A programação incluiu atividades voltadas para a construção do ecossistema e de grupos de trabalho dedicados a diferentes áreas, tais como inovação e tecnologia, marketing, experiência e criatividade, sustentabilidade, acessibilidade, mobilidade e transporte, além de governança e segurança.

Reconhecimento

No encontro foi apresentado o projeto Conexão Curitiba DTI, desenvolvido pelo grupo de inovação e tecnologia e que venceu o Prêmio Ibero-americano DTI na categoria Destinos, no eixo da Inovação. A entrega do prêmio ocorreu no dia 17 de março, durante a realização da Fidi (Feira Internacional de Destino Inteligentes), em Curitiba.

O projeto tem como objetivo aproximar empresas e startups com soluções inovadoras do trade turístico, promovendo colaboração e desenvolvimento conjunto.

“Com mais de 200 projetos avaliados, o reconhecimento internacional do Conexão DTI ressalta sua capacidade de fomentar um ambiente de inovação e colaboração no setor”, declara Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo (IMT).

Segundo Tatiana, esses encontros não só premiam iniciativas promissoras, mas também incentivam a continuidade e a expansão de esforços conjuntos para o desenvolvimento sustentável do turismo.

Números da Fidi

Durante a reunião, Tatiana Turra apresentou os resultados da Feira Internacional de Destino Inteligentes e fez uma avaliação do evento.

De acordo com Tatiana, a realização da feira foi amplamente elogiada pelos participantes e organizadores, que destacaram os resultados positivos alcançados. A visão de transformar a cidade em uma referência internacional em turismo foi respaldada pela presença de especialistas de todo o mundo.

A feira atingiu diversos objetivos importantes, desde trazer expertise internacional até fortalecer parcerias e promover inovação no turismo.

“É incrível ver como o evento não apenas teve impacto durante sua realização, mas também está gerando novas oportunidades e parcerias para o futuro. A articulação entre diversas instituições foi fundamental para o sucesso do evento”, comentou.

Durante os três dias, o evento reuniu 30 instituições de Curitiba, 37 do Brasil, 28 da América Latina e 15 internacionais de outras regiões internacionais. Contou com 154 palestrantes, teve dez circuitos, ocupou 14 auditórios, 33 estações temáticas e teve 182 projetos aprovados.

Além disso, foi apresentada a primeira parceria internacional do Instituto Municipal do Turismo com a Prefeitura de Montevideo, e intercâmbio de informações com outras entidades do Peru e da Espanha, demonstrando o potencial de cooperação entre diferentes regiões na busca por avanços no setor turístico.

Experiência no museu

Além das discussões, os participantes da reunião também fizeram uma visita guiada no Museu Oscar Niemeyer.