Prefeitura de Curitiba mantém ritmo de nomeações de professores aprovados em concurso público
COM ASSESSORIAS – A Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap), no bairro São Francisco, recebe, nesta quinta (4/4) e sexta-feira, professores de Educação Infantil que fizeram concurso público, cumpriram as etapas de entrega de documentos e foram considerados aptos no exame médico ocupacional.
Nesta última etapa do concurso, eles escolhem a unidade onde vão trabalhar e tomam posse, momento em que passam a ser servidores da Prefeitura de Curitiba. O ritmo de nomeações na Prefeitura de Curitiba está mantido desde o início do ano.
Parte dos que têm assumido as vagas como estatutários da Prefeitura de Curitiba trabalhou como professores contratados pelo processo seletivo simplificado (PSS). Agora servidores, Ronilson Pereira de Abreu, de 28 anos, Andressa Martins, de 33, e Taina dos Santos, de 36, estão neste grupo.
A servidora do Núcleo de Gestão de Pessoal Educação, unidade da Smap, Neoli Ribeiro dos Santos, deu as boas-vindas aos professores que tomaram posse na manhã desta quinta-feira (4/4). Ela acompanhou cada servidor na escolha do local de trabalho. “Mesmo aqueles que faziam PSS deverão escolher entre as opções apresentadas pela Secretaria da Educação”, disse ela.
Foram ofertadas vagas nas regionais Bairro Novo, Boqueirão, Cajuru, CIC, Pinheirinho, Portão, Santa Felicidade e Tatuquara.
Do Pará, da Bahia e do Paraná
Roni, como é conhecido entre as crianças nas unidades onde já trabalhou, mora em Curitiba há cerca de dois anos e faltava pouco para terminar o segundo ano de contrato pelo PSS. “Desde que cheguei a Curitiba, sempre tive trabalho. Fiz concurso alguns meses depois de vir de Capitão Poço, interior do Pará, onde lecionava. Estou bem animado com o trabalho em Curitiba como servidor”, contou sorridente.
O professor começa a trabalhar nesta sexta no CMEI Hugo Peretti, na CIC, diz que está adorando Curitiba e que gosta até mesmo do clima frio. “Já estou achando o calor estressante. Estou adaptado a Curitiba, onde vim morar por sugestão de uma amiga que estava aqui”, contou ele.
Taina também veio de outra cidade. A baiana de Salvador mora em Curitiba há cerca de um ano e meio e também estava fazendo PSS na Prefeitura de Curitiba. “Meu marido me inscreveu no concurso, eu acabei fazendo e passei. A expectativa é positiva, vou dar o meu melhor no CMEI Osni Camargo Carvalho, no bairro Cidade Industrial”, declarou ela, que mora no Campo Comprido.
Mãe de três filhos, Andressa escolheu o CMEI Escritor Elias José, no Alto Boqueirão. “Estou tremendo, bem ansiosa. Eu batalhei muito para chegar até aqui. Pensando nos meus filhos, eu queria a estabilidade que o cargo público proporciona. A expectativa é ótima”, comemorou.
Professora há três anos, a jovem Yasmin de Mello Maneira, de 21 anos, foi homenageada pela família logo após a nomeação. Os pais, uma prima e uma amiga participaram do momento especial que incluiu uma cesta de presente e muitas fotos. Ela está bem animada para começar a trajetória profissional no CMEI Salgueiro, no Sítio Cercado.
Plano de saúde e previdência
Os novos servidores receberam as cartilhas que orientam sobre o início da vida funcional na Prefeitura de Curitiba e tratam do sistema de seguridade social, formado pelo plano de saúde do Instituto Curitiba de Saúde (ICS), pelo regime próprio do IPMC (Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba), obrigatório, e pela previdência complementar da CuritibaPrev – Aprev do Servidor (Fundação de Previdência Complementar do Município de Curitiba).
Para dar agilidade à inclusão dos novos servidores no sistema da Prefeitura de Curitiba, logo após a posse, os professores registram seus dados previamente num sistema que pode ser acessado por código QR.
A inclusão dos novos servidores é essencial para que eles possam assinar contrato com o plano de saúde do ICS, acessar seu e-mail corporativo e demais serviços exclusivos do Portal do Servidor, além de ter acesso ao portal Aprendere e ao aplicativo Veredas, para cursos e formações, e à conta educacional Google for Education.
Outras carreiras
Além dos professores – de Educação Infantil e profissionais do magistério (Docência I) –, tomaram posse nesta quarta-feira (3/4) técnicos de enfermagem em saúde pública. E na próxima segunda-feira (8/4), vão cumprir a etapa de entrega de documentos auditores fiscais de tributos municipais e cirurgiões-dentistas convocados. O Diário Oficial desta quinta-feira (4/4) terá novas convocações para posse na Educação, previstas para a semana que vem.
Todos os profissionais que fizeram o concurso público da Prefeitura de Curitiba devem manter a rotina de verificação do SITE, para que não percam os prazos, conforme estabelecem as regras dos editais.