Grande Curitiba

Câmara de Curitiba celebra os 150 anos da imigração italiana no Brasil

Oriundos de muitas regiões da Itália, imigrantes trouxeram tradições, cultura e conhecimento técnico, ajudando a moldar a sociedade curitibana
17 de abril de 2024 às 15:09
(Fotos: Carlos Costa/CMC)

Por iniciativa do vereador Sidnei Toaldo (PRD), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) homenageou, nesta terça-feira (16), os 150 anos da imigração italiana no Brasil. A sessão solene teve a presidência do vereador Marcelo Fachinello (Pode), presidente da Casa. Para Fachinello, o evento não é apenas um marco histórico, mas um convite à reflexão sobre os profundos impactos que a cultura italiana exerceu e ainda exerce na sociedade curitibana. “Por meio de suas contribuições culturais e de muito trabalho, eles se tornaram uma parte importante do nosso país, deixando um legado que ainda influencia muitas gerações”, disse o presidente.

A mesa foi composta por: Eugenia Tiziana Berti, cônsul da Itália em Curitiba; Paulo César Nauiack, superintendente do Instituto Municipal de Turismo (IMT); vereador Mauro Bobato (Pode), terceiro-secretário da CMC; Simone das Chagas Lima, administradora da Regional de Santa Felicidade; e Cezar Augusto Culpi, promotor cultural italiano, radialista e apresentador do programa Rivivere L’Italia, transmitido pela Rádio Cidade AM 670. A cerimônia também teve a participação do Coral Folclórico Italiano de Santa Felicidade, sob a regência do maestro Ian Schmoeller.

“Um lembrete do poder da diversidade, da união e do respeito mútuo”

Sidnei Toaldo disse ser uma grande satisfação homenagear os 150 da imigração italiana no Brasil. “Uma jornada marcante, que mudou a história e a cultura de Curitiba e do Paraná. Nessa ocasião única, rendemos homenagem à rica tradição italiana em nossa cidade”, afirmou Toaldo. Ele lembrou que, desde 1874, os italianos e seus descendentes imprimem sua marca na capital paranaense. “Não somente em razão de seus conhecimentos técnicos, mas também da sua rica tradição cultural, sua gastronomia única, suas artes e seus valores familiares”, listou.

O parlamentar também mencionou o fato de que, no final final do século XIX, colônias agrícolas formadas por italianos se instalaram em Curitiba, dando origem a diversos bairros, como Água Verde, Pilarzinho, Umbará, Abranches, Guabirotuba, Orleans, São Braz e Santa Felicidade, assim como cidades da Região Metropolitana de Curitiba.

De acordo com Sidnei Toaldo, a preservação da cultura italiana em Curitiba tem a iniciativa de descendentes e entusiastas. “Eles incansavelmente trabalham no sentido de preservar as raízes e fortalecer os laços entre o Brasil e a Itália, por meio de festivais de músicas, de gastronomia e de eventos culturais, que são testemunhos dessa dedicação em manter viva essa parte essencial de nosso patrimônio futuro”, afirmou o vereador.

Para Toaldo, a homenagem aos 150 anos da imigração italiana é uma forma de reconhecer não só os feitos do passado, mas, também, uma renovação do compromisso com a preservação da herança deixada pelos italianos em Curitiba. “Que essa celebração seja um lembrete do poder da diversidade, da união e do respeito mútuo, valores que continuam a ser fundamentais para a construção de um Brasil mais inclusivo, justo e próspero”, afirmou.

Laços culturais e diplomáticos entre a Itália e Paraná são fortes

Cônsul italiana em Curitiba, Eugenia Tiziana Berti disse que as relações entre Brasil e Itália atravessam um momento único pela comemoração dos 150 da imigração italiana. “Muitos italianos se instalaram no Paraná e essa presença compõe grande parte da economia local. Os laços culturais e diplomáticos entre Itália e Paraná são muito fortes”, disse. A cônsul também frisou que, no dia 12 de junho, haverá celebrações do dia nacional italiano no Paraná e em Santa Catarina. Para ela, trata-se de uma oportunidade para reconhecer a influência e a contribuição dos imigrantes do país europeu para a história, a cultura e o desenvolvimento socioeconômico desses estados brasileiros.

“Ao longo dos séculos, a presença italiana não só ajudou a moldar a paisagem física do Brasil, mas também ajudou a forjar a identidade e a diversidade cultural do país”, afirmou a cônsul. Segundo ela, os imigrantes se adaptaram de forma harmoniosa à cultura brasileira. “A arquitetura e a culinária italianas estão presentes até hoje em Curitiba, e a presença italiana foi incorporada até mesmo à língua portuguesa”, afirmou.

“Com uma malinha, um chapéu de palha e um sonho”

De acordo com o radialista Cezar Augusto Culpi, atualmente residem no país aproximadamente 30 milhões de descendentes de italianos. “É muita gente. Praticamente uma Itália fora do território italiano”, disse. Ele destacou que se instalaram no Brasil imigrantes provenientes de diversas regiões italianas. “Partiram numa viagem marítima com uma malinha na mão, um chapéu de palha e um sonho para realizar. Inicialmente chegaram no estado do Espírito Santo e, posteriormente, em outros estados do Brasil”, lembrou.

Ele enfatizou a diversidade de profissões exercidas pelos imigrantes italianos. “Alfaiates, carpinteiros, médicos, jornalistas, produtores de vinho, grupos folclóricos, músicos e políticos. Quantos descendentes de italianos passaram por esta casa de leis? Quantos governadores, prefeitos, vereadores e deputados?” indagou o radialista. Ele agradeceu a deferência da Câmara Municipal de Curitiba. “Uma cidade que nos recebeu tão bem e, até hoje, tão bem nos trata”, finalizou.

Homenageados

1) CORAL FOLCLÓRICO ITALIANO SANTA FELICIDADE, representado por Alex Sandro Túlio

2) RESTAURANTE CASCATINHA LTDA, representado por Altevir Trevisan

3) ASSOCIAÇÃO DO COMÉRCIO E INDÚSTRIA DE SANTA FELICIDADE (Acisf), representado por Fernando Linhares

4) ROGÉRIO N. TULIO

5) STELLA CIDADANIA ITALIANA, representada por Edi Martini

6) RESTAURANTE VENEZA, representado por Marcos Antonio Godoi

7) VINHOS SANTA FELICIDADE, representado por João Strapasson

8) TRIESTE FUTEBOL CLUBE, representado por Marcos Anzolin

9) GRUPO I VENETI IN BRASILE, representado por Carlos Alberto Zocolotti

10) CORAL ALLEGRO DE SANTA FELICIDADE, representado por Jussara Ceccarelli

11) PARÓQUIA SÃO JOSÉ DE SANTA FELICIDADE, representada por Keli Ferro

12) GRUPO FOLCLÓRICO ÍTALO BRASILEIRO SANTA FELICIDADE, representado por Cesar Menine

13) SIMONE DA GRAÇA DAS CHAGAS LIMA

14) ADEGA CALIARI, representada por Paulo Caliari

15) FÊNIX PRODUÇÕES E EVENTOS, representada por Lino Junior

16) PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DO BUTIATUVINHA, representada por Lucio Damas

17) ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE ESPORTIVA FLAMENGO, representada por Marcio Almir Muraro

18) SOCIEDADE OPERÁRIA BENEFICENTE ESPORTIVA IGUAÇU, representada por Romeu Stival

19) SOCIEDADE OPERÁRIA E BENEFICENTE INTERNACIONAL SÃO BRAZ, representada por Lorenzo Caetano

20) FOLHA DE SANTA FELICIDADE, representada por Rafael Vendramim

21) SERGIO ANTONIO DALLALIBERA

22) CLUBE DE PESCA VENETO, representado por Alcides Danker

23) CANTINA SANDRIGO, representado por Jorge Miola

24) EDEGAR VALENTE

25) JORNAL CIDADE NOTÍCIAS, representado por Rosangela Schellin

26) FOLHA DA TOALDO, representada por Marilina Felipe

27) DIONISIO DURIGAN, representado por Diogo Durigan

28) MARCOS AFONSO ZANON

29) ALTEVIR BURBELLO

30) RENATO PELLANDA

31) SOCIEDADE RECREATIVA INTERNACIONAL DA ÁGUA VERDE, representada por Dorcel Manolo Fruet

32) ALMIR JOSÉ SCREMIN

33) ASSOCIAÇÃO RECREATIVA DESPORTIVA 25 DE MAIO, representada por Mauro Aurelio Wille

34) ARAMIS FRESSATO

35) ANTONIO CORSO

36) CENTRO CULTURAL ÍTALO BRASILEIRO DANTE ALIGUIERI, representado por Davis Calamucci

37) PROGRAMA ITALIANO RIVIVERE L’ ITALIA, apresentado e produzido por Cezar Augusto Culpi

38) PAULO CÉSAR NAUIACK, representando a secretária de Turismo TATIANA TURRA KORMAN

39) COMISSÃO DE IMIGRAÇÃO ITALIANA DE SANTA FELICIDADE, representada por Paulo Cezar Boscardin Pereira

40) CONSULADO GERAL DA ITÁLIA EM CURITIBA, representado pela cônsul Eugênia Tiziana Berti

41) RESTAURANTE CASTELO TREVISO EVENTOS

Fonte: Câmara Municipal de Curitiba