Grande Curitiba

Instituições e empresas unem forças para impulsionar Curitiba como Destino Turístico Inteligente

2 de maio de 2024 às 15:47
(Foto: Hully Paiva/SMCS)

COM ASSESSORIAS – O Ecossistema Curitiba DTI promoveu mais um encontro nesta quinta-feira (2/5), unindo representantes de empresas e instituições locais em uma jornada de colaboração e compartilhamento de ideias para impulsionar Curitiba como um Destino Turístico Inteligente.

A reunião aconteceu no auditório da Federação do Comércio do Paraná com a proposta de transformar cada participante em protagonista. A pauta incluiu a apresentação da Declaração de Propósito Institucional e cada organização teve a oportunidade de expor sua visão e contribuição para o ecossistema em um formato de pitch, com 5 minutos de destaque para cada.

Metas e ações

Wellington Medeiros, coordenador de DTI no Instituto Municipal de Turismo (IMT), apresentou os propósitos da instituição e declarou que o objetivo do IMT é atuar de forma participativa e eficaz no processo coletivo de construção de Curitiba como um Destino Turístico Inteligente. Como órgão gestor municipal do turismo, compromete-se a fomentar a atividade turística sustentável na cidade, promovendo o desenvolvimento socioeconômico do destino e proporcionando experiências memoráveis para os turistas, com o apoio ativo da comunidade local.

Além disso, o Instituto Municipal de Turismo comprometeu-se a oferecer suporte técnico e recursos humanos dentro de suas responsabilidades para as atividades propostas pelo Ecossistema Curitiba DTI, além de compartilhar conhecimentos e trabalhar em conjunto para tornar Curitiba um destino turístico inteligente de referência.

Para garantir o sucesso dessa iniciativa, Medeiros ressaltou as necessidades do Instituto, incluindo a participação ativa nas discussões e colaboração na elaboração de soluções, atuação como multiplicadores dos princípios do modelo DTI, compromisso com a execução das ações propostas, feedback construtivo e avaliação contínua, e promoção do engajamento de outras organizações, empresas e indivíduos no desenvolvimento do turismo inteligente em Curitiba.

“Somos um movimento para acelerar o processo DTI em Curitiba e agentes multiplicadores do conceito”, destacou Medeiros.

O comprometimento do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba é mais um passo significativo rumo ao desenvolvimento de uma cidade mais inteligente e preparada para receber visitantes, ao mesmo tempo em que promove o crescimento econômico e a sustentabilidade local.

Ações como a promoção do turismo social, ampliando as experiências turísticas ao maior número de pessoas sem fins lucrativos e a acessibilidade arquitetônica proporcionando autonomia aos turistas e população também receberam destaque. As apresentações não apenas mostraram o compromisso das empresas com os objetivos coletivos, mas também evidenciaram o potencial inovador da comunidade de Curitiba.

Atualizações dos Grupos de Trabalho

Os grupos de trabalho (GTs) também compartilharam os avanços alcançados em áreas cruciais como sustentabilidade, acessibilidade, mobilidade, governança, segurança, marketing, experiência e criatividade, inovação e tecnologia. Liderados por especialistas, os grupos trouxeram à tona insights valiosos e propostas concretas para impulsionar o ecossistema turístico da cidade.

O GT Sustentabilidade, Acessibilidade, Mobilidade e Transporte foi apresentado por Maíra Pedron, analista em Turismo IMT; GT Governança e Segurança, por Dalci Sontag Junior, IMT; GT Experiência, Criatividade e Marketing, por Tricia Sander, 8vias Consultoria e o GT Tecnologia e Inovação, por Wellington Medeiros.

Ainda no encontro foram apresentados o Projeto Futuro Brasil, uma agenda para que o grupo possa visitar a Pirâmide Solar do Caximba e o grupo que irá representar o Ecossistema DTI Curitiba em Londrina, ampliando a colaboração entre diferentes regiões para fortalecer a rede de inovação e promover o intercâmbio de conhecimento.