Grande Curitiba

Fazenda Urbana de Curitiba oferece em maio cursos práticos para plantio em pequenos espaços

6 de maio de 2024 às 15:03
(Foto: Ricardo Marajó/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Se você é apaixonado por plantas e quer aprender mais sobre como cultivar em pequenos espaços, a Fazenda Urbana do Cajuru tem, neste mês de maio, 30 vagas disponíveis, divididas igualmente entre dois cursos práticos, para quem deseja adquirir conhecimentos valiosos sobre Agricultura Urbana. As inscrições são pelo site do Guia Curitiba.

Plantio em pequenos espaços

Seja em uma varanda, terraço ou até mesmo dentro de casa, o curso “Plantio em pequenos espaços” oferece técnicas inovadoras para cultivar hortaliças, temperos e plantas medicinais em vasos e pequenas áreas domésticas.

No dia 22 de maio, das 13h30 às 16h30, sob a orientação dos instrutores Wilians dos Santos Silva e Gabriel Dalmazo, os participantes terão a oportunidade de aprender desde conceitos básicos de plantio em vasos até a criação de hortas por capilaridade. Com apenas 15 vagas disponíveis, é uma oportunidade imperdível para quem deseja transformar espaços limitados em verdadeiros jardins urbanos.

Plantas Repelentes

Já no dia 28 de maio, das 8h30 às 11h30, os interessados em cultivar de forma natural e sustentável podem fazer o “A importância das Plantas Repelentes para as hortas Urbanas”, que oferece técnicas de cultivo que visam melhorar a saúde das plantas e repelir pragas agrícolas de maneira orgânica.

Com uma combinação de aula teórica e prática, os participantes terão a oportunidade de aprender sobre consórcio de culturas e reprodução por estaquia, com a orientação dos instrutores Wilians dos Santos Silva e Gabriel Dalmazo. O curso tem 15 vagas disponíveis.

Programação permanente

A Fazenda Urbana oferece uma programação permanente de visitas livres, visitas guiadas e visitas agendadas para escolas, faculdades e outras instituições.

Visitas livres

A Fazenda está aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para o público geral, com fechamento apenas no horário das 12h às 13h. Nesta modalidade, as pessoas podem circular livremente pelo espaço, porém sem acompanhamento dos técnicos.

Visitas agendadas

Devem ser solicitadas pelo e-mail [email protected], pois serão avaliadas, conforme intenção, projeto e disponibilidade. Nesta modalidade, se encaixam grupos específicos, como escolas, faculdades e instituições.

Visitas guiadas

As visitas guiadas estão de volta neste mês de maio, todas as quartas-feiras, em períodos alternados. A programação acontece nos dias 8, das 9h30 às 10h30; 15, das 14h30 às 15h30; 22, das 9h30 às 10h30; e 29, das 14h30 às 15h30. As inscrições podem ser feitas AQUI.

Nestas visitas um técnico ou guia da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional apresentará o espaço e as práticas, abordando o Ciclo do Alimento, com informações sobre plantio e colheita. Os participantes terão a chance de explorar os diversos espaços de cultivo da Fazenda Urbana, que incluem uma variedade de frutas, legumes, verduras, ervas, temperos, chás e as chamadas PANCs – Plantas Alimentícias Não Convencionais.

Além disso, serão apresentadas as estufas e a central de compostagem, complementando as diferentes etapas do ciclo alimentar. Nesta modalidade, as turmas tem o limite de até 25 pessoas. O tempo máximo da visita é de 45 minutos.

Como participar

As inscrições para os cursos e oficinas da Fazenda Urbana são feitas pelo Guia Curitiba. Basta fazer a busca com o nome do curso que deseja realizar.

De acordo com o gerente da Fazenda Urbana, Gabriel Dalmazo, para participar é preciso fazer a inscrição com antecedência e atender aos requisitos específicos de cada curso. “As vagas são limitadas e caso haja algum imprevisto e a pessoa não possa comparecer no dia do curso, solicitamos que cancele a inscrição para liberar a vaga para outro interessado”, salientou Gabriel.

Para visitas agendadas, enviar e-mail para [email protected]. É sugerida a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será destinado a entidades sociais parceiras do projeto Mesa Solidária e cadastradas no Banco de Alimentos de Curitiba.