Grande Curitiba

Ciranda étnica e comenda da Luz dos Pinhais marcam união cultural entre Curitiba e Himeji

10 de maio de 2024 às 10:53
(Foto: Pedro Ribas/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Curitiba e Himeji fortaleceram os laços de amizade e de cooperação em um evento realizado no Memorial de Curitiba, nesta quinta-feira (9/5). Uma ciranda étnica encerrou a visita da comitiva de autoridades da cidade japonesa à capital paranaense, que ocorreu em celebração aos 40 anos de irmandade entre as duas cidades.

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, honrou o prefeito de Himeji, Hideyasu Kiyomoto, com a comenda da Ordem das Luz dos Pinhais em reconhecimento ao vínculo histórico e cultural entre as duas localidades. A cerimônia contou com a presença do governador do Paraná em exercício, Darci Piana.

Durante seu discurso, Greca ressaltou a importância da irmandade entre Curitiba e Himeji, destacando a luz que une as duas cidades e desejando um futuro de paz e harmonia para todos os povos do mundo.

“A luz nos une, a mesma luz que brilha em Curitiba brilha no Japão, só que em momentos diferentes. Por isso a medalha dourada homenageia nossos irmãos japoneses de Himeji e também desejamos a todos um futuro de alegria e harmonia, para nossos irmãos japoneses, para os curitibanos e para todos os povos do mundo”, disse Greca.

Emocionado, o prefeito de Himeji destacou a responsabilidade que tem com a irmandade com Curitiba. “Sinto o peso e alegria de 40 anos, desse tratado de amizade entre as duas cidades foi firmado por nossos ancestrais e estou extremamente emocionado. A medalha com a qual fui condecorado é de luz, que não se enferruja, e ela vai dar seu brilho para Himeji e para Curitiba”, destacou Hideyasu Kiyomoto.

Além dos aspectos culturais, a visita da comitiva japonesa proporcionou uma troca de experiências e conhecimentos. Kiyomoto ficou impressionado com os esforços de Curitiba no combate às mudanças climáticas, destacando os projetos inovadores da cidade, como a Telemedicina e as iniciativas de energias renováveis e os cuidados com o meio ambiente.

Antes da cerimônia da entrega da comenda, Greca guiou a comitiva à Sala Himeji e apresentou a Kiyomoto uma maquete do Castelo de Himeji, símbolo da cidade japonesa conhecido como Castelo da Garça Branca. A sala Himeji, localizada no térreo do Memorial de Curitiba, é dedicada à irmandade entre as duas cidades e aberta à visitação, exibindo obras de arte doadas pela cidade japonesa à capital paranaense, como as esculturas de um peixe e de uma borboleta, esta última sendo o animal símbolo de Himeji.

Coincidentemente, no final da cerimônia, durante a apresentação da ciranda étnica, uma borboleta pousou no palco e emocionou os dois prefeitos. No palco se apresentaram casais de 15 grupos étnicos, como espanhóis, poloneses, indianos, angolanos, ciganos entre outros.

A irmandade entre Curitiba e Himeji foi oficializada em 14 de maio de 1984, pela Lei 6.484. Desde então, as duas cidades têm mantido um estreito vínculo, promovendo a colaboração em diversas áreas em busca de benefícios mútuos.
Hideyasu Kiyomoto, prefeito de Himeji (Japão)

Hideyasu Kiyomoto, 60 anos, é natural de Himeji e graduou-se em Medicina em 1988 pela Universidade de Kagawa, onde também recebeu seu doutorado em 1992.

Iniciou sua carreira profissional no Centro de Ciências da Saúde Texas, de San Antonio, nos Estados Unidos. Em 1995, retornou à Universidade de Kagawa, onde trabalhou no Hospital da Faculdade de Medicina.

Em 2010, iniciou uma pós-graduação na Escola de Medicina da Universidade de Tohoku, posteriormente atuando como Chefe da Divisão Regional de Apoio Médico e professor. Kiyomoto tornou-se Pesquisador da Agência Japonesa de Pesquisa e Desenvolvimento Médico, pela qual publicou alguns de seus trabalhos.

Em abril de 2019, foi nomeado prefeito de Himeji e cumpre seu segundo mandato atualmente. As principais agendas da administração de Kiyomoto têm sido o apoio a natalidade, o incentivo ao turismo, o crescimento de indústrias sustentáveis e a vacinação.

Cidade-irmã

Kiyomoto e uma comitiva de Himeji estão em Curitiba para participar das celebrações dos 40 anos de irmandade entre as duas cidades.

Em 2023, o prefeito Rafael Greca foi recebido com honras em Himeji, pelo prefeito Hideyasu Kiyomoto, para troca de experiências e a organização da programação em Curitiba pelos 40 anos de irmandade.

Presenças

Participaram do evento a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra; a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza de Oliveira Dias; da Educação, Maria Sílvia Bacila, o presidente a Agencia Curitiba, Dario Paixão; o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Pijak; o assessor-chefe de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba, Rodolpho Zannin Feijó; e os vereadores Mauro Bobato e Nori Seto.