Grande Curitiba

Governo do Ceará visita Curitiba para conhecer experiências em segurança alimentar e ação social

10 de maio de 2024 às 10:52
(Foto: Hully Paiva/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Nesta quinta-feira (9/5), a secretária Executiva de Políticas sobre Drogas da Secretaria da Proteção Social do Governo do Estado do Ceará, Lidiane Rebouças, esteve em Curitiba para uma visita com o objetivo de conhecer experiências bem-sucedidas na área de segurança alimentar e ação social, especialmente voltadas para a população em situação de rua. Durante sua visita, Lidiane percorreu diversos equipamentos da Prefeitura, incluindo a Fazenda Urbana de Curitiba, o Banco de Alimentos, a Escola de Segurança Alimentar, o FAS SOS e a Mesa Solidária.

“A nossa intenção é ver o que tem de positivo e trazer novas possibilidades para enriquecer ainda mais as políticas públicas no Ceará, especialmente voltadas para pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social”, comentou Lidiane Rebouças sobre o propósito da visita.

Acompanhada por representantes da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, Secretaria de Defesa Social e Trânsito, Fundação de Ação Social (FAS), Senac-PR, Instituto Nacional de Direitos Humanos da População de Rua (InRua) e Ação Entre Amigos Brasil-Japão (Jabra), Lidiane também teve a oportunidade de visitar o Centro Intersetorial de Atenção às Pessoas em Situação de Rua, conhecido como FAS-SOS. A presidente da FAS, Maria Alice Erthal, recebeu a secretária e destacou a importância do trabalho intersetorial realizado no local.

“A população de rua exige do poder público um conjunto de ações e iniciativas de várias políticas que procuram soluções integradas para atender as necessidades desse público”, ressaltou Maria Alice.

Além disso, o secretário de Segurança Alimentar e Nutricional de Curitiba, Luiz Gusi, expressou sua satisfação em receber a visita da delegação cearense e compartilhar experiências. “É gratificante poder trocar conhecimentos e colaborar com outros estados na busca por soluções mais eficazes para garantir a segurança alimentar e nutricional de nossa população. Esperamos que as experiências compartilhadas possam inspirar e fortalecer as políticas públicas no Ceará”, declarou Gusi.

Participaram da visita o diretor do Departamento de Estratégias de Segurança Alimentar e Nutricional, Felipe Thiago de Jesus; o gerente do Banco de Alimentos de Curitiba, Luiz Maskow; o gerente do programa Mesa Solidária, Admaro Anderson Pinto; o coordenador do Departamento de Política Sobre Drogas, Thiago Ferro; cofundador da Ação Entre Amigos Japão-Brasil (Jabra), Roberto Watanabe.