Grande Curitiba

Bairro de Curitiba ganha novo sistema de drenagem para corrigir erosão de grande porte

23 de maio de 2024 às 15:16
(Foto: José Fernando Ogura/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Para corrigir uma erosão de grande porte e prevenir alagamentos, a Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) coordena uma obra de manutenção e ampliação do sistema de drenagem na Rua Professor Lycio Grein Castro Vellozo, no Mercês. A intervenção acontece entre as ruas Nestor Lopes da Silva e Alcides Munhoz, em quase 200 metros da via.

Para ampliar a capacidade de vazão da antiga galeria de águas pluviais que estava subdimensionada em função do desenvolvimento da região, os antigos tubos de 1,20 metro de diâmetro estão sendo substituídos por maiores, de 1,80 metro. Também estão sendo implantadas novas galerias de ligação.

Escavação

Para a execução dos trabalhos foi necessária fazer uma escavação de 7,5 metros de profundidade. O local foi interditado à passagem de motoristas.

Os trabalhos começaram na segunda quinzena de fevereiro e tem previsão para ser concluído em 90 dias, dependendo das condições climáticas.

O secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, destaca que a obra de macrodrenagem para a ampliação da galeria de água pluvial na Rua Professor Lycio Grein Castro Vellozo é parte de um plano estratégico de infraestrutura urbana, que busca modernizar e adequar as redes de drenagem às demandas atuais e futuras da cidade.

“A intervenção integra o esforço contínuo da Prefeitura de Cuririba para promover o desenvolvimento urbano sustentável e melhorar a qualidade de vida dos moradores”, reforça Rodrigues.

Curitiba contra cheias

A intervenção de macrodrenagem integra o Programa Curitiba Contra as Cheias, da Prefeitura de Curitiba, que engloba diversas ações, como a limpeza e desassoreamento de rios e córregos, manutenção de estruturas de contenção e obras de macrodrenagem para aumentar a capacidade de extravasamento de águas pluviais.