Grande Curitiba

Camerata Antiqua apresenta em Curitiba concerto que será levado ao Teatro Colón, na Argentina

23 de maio de 2024 às 15:19
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – A Camerata Antiqua de Curitiba, uma das mais antigas formações de música clássica do Brasil, vai se apresentar para o público argentino no início de junho. A apresentação integra as celebrações dos 50 anos de existência do grupo.

Considerado um dos cinco melhores espaços de concerto do mundo e o primeiro na América Latina, o Teatro Colón, em Buenos Aires, será o palco do grupo no dia 2 de junho, com o concerto Encontro de Mestres da Europa e do Brasil.

Antes de embarcar para a capital argentina, a Camerata Antiqua realizará duas apresentações neste fim de semana em Curitiba, na Capela Santa Maria (Rua Conselheiro Laurindo, 273). Os concertos acontecerão na sexta-feira (24/5), às 20h, e no sábado (25/5), às 18h30. Os ingressos estão à venda e mais informações podem ser encontradas no Guia Curitiba.

Na Argentina, o concerto faz parte da Temporada Oficial 2024 do Teatro Colón e o convite é fruto da participação de Curitiba na cúpula mundial de prefeitos C40, em Buenos Aires, em outubro de 2022, quando o prefeito Rafael Greca esteve com o diretor geral do Teatro Colón, Jorge Telerman. O patrocínio da Volvo, por meio da Lei Rouanet, tornou possível a realização desta turnê internacional.

“É com imensa alegria que celebramos a apresentação da nossa Camerata Antiqua de Curitiba na Argentina, que levará a nossa rica herança musical ao prestigiado Teatro Colón. Esta performance, fruto de uma colaboração internacional e apoio da Volvo, marca um momento histórico para a música erudita curitibana e fortalece os laços culturais entre Brasil e Argentina. Viva a música, viva a Camerata de Curitiba!”, diz Greca.

O espaço, que remonta a uma construção de 1857, rivaliza com o Convent Garden de Londres, as Óperas de Paris, Viena, Berlim e Roma, e o Metropolitan Opera House de Nova Iorque.

Programa

Importantes nomes da música erudita brasileira se unem no palco para representar o país além das fronteiras nacionais. O concerto será regido pelo especialista em música barroca, Ricardo Kanji, e conta com solos do mais jovem violinista a ganhar o Concurso Internacional Fritz Kreisler 2022, Guido Sant’Anna, e dos cantores curitibanos Ornella de Lucca (soprano) e Vitorio Scarpi (tenor).

“Existem peculiaridades muito diferentes na música clássica para a época barroca, e vamos tentar reproduzir essas. Eu fico muito honrado de ter sido convidado para essa oportunidade, e me dou muito bem com o grupo. É importante que essa simpatia mútua exista porque os meus pedidos são diferentes dos maestros comuns, por causa dessa especialidade da música antiga”, disse o maestro Ricardo Kanji.

Para essa programação, o repertório de música barroca brasileira foi encomendado especialmente para a temporada 2024 do Teatro Colón. A seleção das obras e compositores, assim como do corpo artístico para integrar o grupo, foi pensada para demonstrar a integração cultural do Brasil com o mundo.

Entre as obras selecionadas, destaca-se a abertura Le Héros de Sigismund von Neukomm, uma peça que presta homenagem ao imperador D. Pedro I do Brasil, demonstrando a habilidade do compositor em combinar elementos europeus e brasileiros.

O solista Guido Sant’Anna poderá apresentar todo seu potencial com o Concerto para Violino em Mi Menor, de Felix Mendelssohn, uma obra-prima do repertório de violino conhecida por suas melodias expressivas e virtuosismo técnico. Para finalizar, a Missa de Santa Cecília de Pe. José Maurício Nunes Garcia, uma obra que representa o ápice da produção musical no período colonial.

Serviço

Camerata Antiqua de Curitiba
Neukomm, Mendelssohn e Nunes Garcia: Encontro de Mestres da Europa e do Brasil

Sexta-feira (24/5), às 20h, e sábado (25/5), às 18h30
Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273)
Ingressos e informações no Guia Curitiba

2 de junho, às 11h
Local: Teatro Colón (Argentina)