Grande Curitiba

Vice-prefeito de Curitiba debate agenda global das cidades inteligentes com embaixador brasileiro em Barcelona

4 de junho de 2024 às 16:20
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, visitou nesta terça-feira (4/6), na Espanha, o cônsul-geral do Brasil em Barcelona, Pedro Henrique Borio. Eles trataram de temas convergentes à agenda global das cidades dedicadas ao urbanismo inteligente e sustentabilidade ambiental.

“Na visita ao consulado (do Brasil) em Barcelona, fomos recebidos pelo cônsul e embaixador curitibano Pedro Henrique Borio, quando falamos sobre agendas de urbanismo, sustentabilidade, turismo, relação comercial com empresas investidoras no país (Espanha) e potenciais investidores em Curitiba, principalmente nos programas sociais, de sustentabilidade e de desenvolvimento urbano, no reforço efetivo de nossas relações comerciais e culturais”, afirmou Pimentel.

Intercâmbio internacional

Desde sábado (1/6), Eduardo Pimentel lidera uma missão internacional às cidades da Europa para conhecer soluções urbanas em sustentabilidade, segurança alimentar e renovação urbana com foco em cidades inteligentes. Ao término da agenda em Barcelona, o vice-prefeito segue para outras reuniões de intercâmbio técnico em Milão, na Itália.

Formada também pelo presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Marcelo Fachinello, e os vice-presidente do parlamento, Tito Zeglin e Mauro Ignácio, a comitiva curitibana busca também trazer durante a viagem técnica à Europa novas soluções e estratégias de desenvolvimento urbano e social para implementar na capital paranaense.

Smart City e 200 anos de consulado

No encontro desta terça-feira (4/6), Eduardo Pimentel e Pedro Henrique Borio falaram também sobre o sucesso da organização do Smart City Expo Curitiba, evento promovido na capital paranaense há cinco anos.

A 5ª edição do Smart City Expo Curitiba, realizada no Centro de Eventos Positivo (Parque Barigui) , em março de 2024, foi um sucesso e bateu recorde de público com 16,8 mil visitantes em três dias de evento. O Smart City Expo Curitiba se firmou, pelo segundo ano consecutivo, como segundo maior evento no mundo chancelado pela Fira Barcelona, atrás apenas do Smart City World Congress de Barcelona (Espanha). Com o sucesso desta edição, o próximo Smart City Expo Curitiba já tem data marcada: será nos dias 25, 26 e 27 de março de 2025.

“Também conversamos sobre os 200 anos do Consulado do Brasil em Barcelona, em 2026, sobre a programação de várias atividades e a relação produtiva dos dois países (Brasil e Espanha) nesse marco histórico para as relações diplomáticas”, destacou ainda o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, sobre o encontro com o cônsul Pedro Borio.

Embaixador curitibano

O embaixador Pedro Henrique Borio assumiu as funções como cônsul-geral do Brasil em Barcelona em agosto de 2023. Antes, o cônsul curitibano serviu em Missão do Brasil nas Nações Unidas e nas embaixadas em Tóquio (Japão) e Washington, nos Estados Unidos. Borio também foi embaixador do Brasil no Canadá, cônsul-geral em São Francisco (Estados Unidos), embaixador do Brasil no Sri Lanka (país da Ásia Meridional) e nas Maldivas, também nação da Ásia.

No Brasil, assumiu distintas funções no Ministério das Relações Exteriores, na Presidência da República, no Ministério do Trabalho e no Supremo Tribunal Federal. No Governo do Estado do Paraná, foi secretário de Estado Chefe de Representação em Brasília, nos entes federais; no Governo do Distrito Federal, foi secretário de Cultura e presidente do Conselho Distrital de Cultura.

Agenda completa

A agenda técnica da comitiva curitibana à Europa iniciou no último sábado (1/6), quando o vice-prefeito, Eduardo Pimentel, se reuniu com o CEO da Fira Barcelona Internacional, Ricard Zapatero. No encontro, foi discutida a realização, em Curitiba, em 2025, da 6ª edição do Smart City Expo Curitiba, na Ligga Arena, entre os dias 25 e 27 de março.

No domingo (2/6), segundo dia da visita internacional, o vice-prefeito conheceu os superblocks de Barcelona – conjunto de quadras fechadas como o Calçadão da Rua XV, com outras amplitudes urbanísticas. O gestor curitibano recebeu detalhes sobre as vantagens da proposta dos superblocks como a transformação de grandes quadras em centros com vegetação adensada para absorver água da chuva e garantir sensação térmica confortável, mesmo em dias quentes.

Na segunda-feira (3/6), Eduardo Pimentel participou, em Barcelona, de reunião técnica na Secretaria de Urbanismo da Prefeitura da capital Catalunha, sobre modelos avançados de urbanismo e regeneração urbana implantados em regiões metropolitanas.

Ainda nesta terça-feira (4/6), o vice-prefeito e a comitiva de lideranças curitibanas embarcam para Milão, na Itália, onde mantêm agendas nas áreas de urbanismo e segurança alimentar. O retorno à Curitiba está previsto para o próximo sábado (8/6).