Em apoio ao 1º emprego, Câmara de Curitiba aprova Utilidade Pública ao Isbet
As atividades de encaminhamento para o primeiro emprego e de capacitação de jovens para o trabalho, promovidas pelo Instituto Brasileiro Pró-Educação, Trabalho e Desenvolvimento (Isbet), foram reconhecidas pela Câmara Municipal de Curitiba (CMC), nesta segunda-feira (14). Por iniciativa da vereadora Giorgia Prates – Mandata Preta (PT), o Isbet teve sua Declaração de Utilidade Pública aprovada, em primeiro turno, e agora depende só da confirmação na terça-feira para ganhar a titulação.
“É uma instituição com mais de 50 anos de atuação”, disse Giorgia Prates, destacando que “nas periferias, iniciativas desse tipo, de capacitação teórica com prática profissional, são cruciais para apoiar a juventude”. O Instituto Brasileiro Pró-Educação, Trabalho e Desenvolvimento (Isbet) foi criado em 1971, tendo mudado de nome e de sede algumas vezes antes de assumir a feição atual, de agente de integração, conectando estudantes a oportunidades de estágio e como entidade qualificadora de programas de aprendizagem, tanto em empresas públicas quanto privadas.
Emitida pela CMC, a Utilidade Pública serve como um atestado de bons antecedentes, facilitando a realização de convênios com o poder público. A concessão do título é regulamentada pela lei complementar municipal 117/2020, que coloca como condições a prestação de serviços de interesse da população, a sede na cidade, a documentação em dia e a apresentação de relatório de atividades (014.00004.2024).
Apoio à Mostra Traços Curitibanos é confirmado em 2º turno
Com 27 votos favoráveis e 1 abstenção, a inclusão da Mostra Traços Curitibanos ao calendário oficial de Curitiba foi confirmada, nesta segunda (14), pelos vereadores da Câmara de Curitiba. Tradicional na área cultural, o evento é promovido a cada dois anos e reúne ilustradores, quadrinistas, animadores e cartunistas da cidade. De autoria do vereador Nori Seto (PP), agora o projeto de lei segue para sanção do Executivo e publicação no Diário Oficial do Município (005.00084.2024).
Na prática, a inclusão no calendário oficial de eventos de Curitiba facilita o relacionamento dos organizadores com o poder público e a mobilização de apoios para a atividade, por isso projetos de lei deste tipo são debatidos regularmente pelos vereadores.
Fonte: Câmara Municipal de Curitiba