Saúde abre vacinação contra a gripe para toda a população de Curitiba a partir deste sábado

COM ASSESSORIAS – A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba promove, neste sábado (10/5), o Dia D de Vacinação e amplia, a partir desta data, a imunização contra a gripe para toda a população a partir de 6 meses de idade. A decisão segue a nova orientação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) – até então, o imunizante contra a gripe estava disponível apenas para públicos prioritários elencados pelo Ministério da Saúde. VEJA AQUI as vacinas disponíveis no Dia D.
Além de ampliação de público, o Dia D terá um reforço no número de pontos de vacinação e acréscimo no horário de funcionamento. Em vez de 11, serão 23 pontos de vacinação disponíveis das 8h às 15h – uma hora a mais que o previsto inicialmente. VEJA AQUI OS LOCAIS.
“O objetivo é aproveitarmos a mobilização em torno do Dia D de Vacinação para imunizarmos o maior número de pessoas possível contra a gripe, protegendo a nossa população do vírus influenza”, afirma a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Tatiane Filipak.
Quem não puder comparecer ao Dia D poderá procurar um dos 109 pontos de vacinação da cidade, que funcionam de segunda a sexta-feira, em unidades de saúde. É possível conferir no site Imuniza Já o endereço e os horários de funcionamento.
Balanço
Desde o início da imunização, em 1 de abril, até esta segunda-feira (5/5), foram aplicadas 172 mil doses da vacina contra influenza no público prioritário, em Curitiba. A cobertura do público de rotina (pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a 5 anos e gestantes) da vacinação contra a gripe estava em 26%.
“O público prioritário é mais vulnerável e suscetível a complicações pela doença. Embora a vacinação seja ampliada para todos, é importante que especialmente as pessoas que façam parte deste grupo não deixem se imunizar”, explica a secretária. “A vacina ajuda a reduzir a circulação do vírus influenza (gripe) e o risco de agravamento em caso de contaminação”, completa.
Em 2024, foram 52 mortes por influenza em Curitiba – este número só é menor do que o registrado em 2009, durante a pandemia do A H1N1, quando ocorreram 53 óbitos por gripe. Das 52 mortes ocorridas em 2024, 50 foram de pessoas com 60 anos ou mais, 49 tinham algum tipo de comorbidade e 41 não tinham se vacinado.
Vacinas disponíveis
Durante o Dia D, além da vacina contra a gripe para todos com 6 meses ou mais, serão oferecidas todas as vacinas do calendário de rotina (confira no site Imuniza Já Curitiba o calendário completo). O objetivo da vacinação no sábado é oportunizar às crianças e suas famílias horários alternativos, para que todos coloquem a carteira vacinal em dia.
Ao buscar a vacina contra a gripe, é importante verificar se há algum imunizante em atraso e aproveitar a passagem pela unidade de saúde para se proteger contra outros vírus. Não há contraindicação em receber mais de um imunizante no mesmo dia.
Entre as vacinas de rotina oferecidas estão: BCG, hepatite B, pentavalente, VIP/VOP (pólio), rotavírus, meningo C, febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), hepatite A, dupla adulto, HPV, dTpa adulto, pneumo 10, meningo ACWY, DTP (tríplice bacteriana), tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), varicela e covid-19, aplicadas conforme recomendação do Calendário Nacional de Vacinação.
Unidades abertas no Dia D
23 unidades de saúde vão abrir no próximo sábado (10/5), das 8h às 15h, para vacinação.
Regional CIC
US Campo Alegre (Avenida das Indústrias, 1.749 – CIC)
US Cândido Portinari (Rua Durval Leopolpo Landal, 1529 – CIC)
US Vitória Régia (Rua Paul Garfunkel, 2.000 – CIC)
Regional do Portão
US Vila Guaira (Rua São Paulo, 1.495 – Vila Guaíra)
US Santa Amélia (Rua Berta Klemtz, 215 – Fazendinha)
Regional Matriz
US Mãe Curitibana (Rua Jaime Reis, 331 – São Francisco)
US Ouvidor Pardinho (Rua 24 de Maio, 807 – Praça Ouvidor Pardinho – Centro)
Regional Boa Vista
US Bacacheri (Avenida Erasto Gaertner, 797 – Bacacheri)
US Vila Esperança (Rua Cataratas do Iguaçu, 192 – Atuba)
US Vila Diana (Rua René Descartes, 537 Abranches)
Regional Santa Felicidade
US Pinheiros (Rua Joanna Emma Dalpozzo Zardo, 370 – Santa Felicidade)
US Campina do Siqueira (Rua General Mário Tourinho, 1.684 – Campina do Siqueira)
Regional Boqueirão
US Visitação (Rua Bley Zorning, 3.136 – Boqueirão)
US Vila Hauer (Rua Waldemar Kost, 650 – Hauer)
Regional Bairro Novo
US Nossa Senhora Aparecida (Rua Carlos Amoretty Osório, 169 – Sítio Cercado)
US Parigot de Souza (Rua João Eloy de Souza, 111 – Sítio Cercado)
Regional Cajuru
US Iracema (Rua Professor Nivaldo Braga, 1.571 – Capão da Imbuia)
US São Domingos (Rua Ladislau Mikosz, 133 – Cajuru)
US Salgado Filho (Avenida Senador Salgado Filho, 5.265 – Uberaba)
Regional Tatuquara
US Monteiro Lobato (Rua Olivio José Rosetti, 538 – Tatuquara)
US Dom Bosco (Rua Angelo Tosin, 100 – Campo do Santana)
Regional Pinheirinho
US Sagrado Coração (Rua Antônio Claudino, 375 – Pinheirinho)
US Vila Leão (Rua Primo Lourenço Tosin, 21 – Novo Mundo)