Fazenda Rio Grande imuniza 1.730 idosos em ação intensiva de vacinação

COM ASSESSORIAS – A ação de vacinação contra a Covid-19, promovido pela Secretaria de Saúde de Fazenda Rio Grande no dia de hoje, imunizou 1.730 idosos com 65 anos ou mais. A ação ocorreu nas Unidades de Saúde Hortência (450 doses), Santa Terezinha (450 doses) e drive thru no Paço Municipal (830 doses), das 9h às 14h, quando se deu o encerramento das doses.
Além das 1.000 doses anunciadas previamente à população, a Secretaria utilizou mais 730 doses, recebidas após o anúncio da vacinação, o que veio favorecer a intensificação e imunizar um maior número de idosos.
O Prefeito Dr. Nassib Hammad, presente na ação, afirmou seu empenho junto a Secretaria Estadual de Saúde (SESA), para garantir que o município receba doses suficientes para toda a população, “Até este momento temos conseguido garantir lotes com maior quantidade de doses do que a estimativa prevista pelo IBGE, conforme a liberação por grupos prioritários, uma vez que, nossa população é maior do que a registrada no IBGE.
Os idosos com 65 anos ou mais, que não conseguiram comparecer aos pontos de vacinação nesta quinta-feira, podem procurar sua Unidade de Saúde para a realização do cadastro vacinal.
Além dos idosos, continua ainda, a imunização dos trabalhadores de saúde que devem fazer o pré-cadastro no site (https://fazendariogrande.pr.gov.br/vacinacao-covid-19/formularios-de-solicitacao-de-vacinacao) e aguardar o agendamento das vacinas.
Satisfeito por mais 1.730 idosos fazendenses imunizados, o secretário de Saúde Anderson de Rezende, acompanhou todo o processo de vacinação e, ao fim dos trabalhos, parabenizou a equipe de saúde pela dedicação e proatividade, e agradeceu a todos os colaboradores de outras secretarias, que estiveram envolvidos na ação de hoje.
Cuidados que o idoso deve ter após tomar a vacina
A diretora de Vigilância em Saúde, Nelcelí Garcia, orienta que, após tomar a vacina, o idoso precisa intensificar os cuidados de prevenção por um período de duas semanas. “Após a vacinação, as células de defesa do nosso organismo, estarão trabalhando para criar a defesa contra a covid-19. A partir dos 60 anos, nosso sistema imunológico, sofre uma diminuição da sua capacidade, chamada imunossenescência que, associada ao esforço do sistema imune, promovido após a vacinação, o organismo tem menos capacidade de responder da melhor forma possível a uma infecção. Isso significa que, diante de uma infecção, ele pode reagir de forma insuficiente e não conseguir combater a doença provocada pelo vírus como também ter uma resposta exagerada, o que também prejudica o organismo,” afirma a diretora, listando os cuidados a serem seguidos com maior dedicação:
- Não receba visitas e não tenha contato com pessoas durante duas semanas após ter tomado a vacina;
- Lave suas mãos com frequência. Use sabão e água ou álcool em gel.
- Mantenha uma distância segura das pessoas de casa, se estiverem tossindo ou espirrando;
- Use máscara quando não for possível manter o distanciamento físico;
- Não toque nos olhos, no nariz ou na boca;
- Cubra seu nariz e boca com o braço dobrado ou um lenço ao tossir ou expirar.
- Fique em casa;
- Procure atendimento médico se tiver febre, tosse e dificuldade para respirar;