Grande Curitiba

Semana de Capacitações da Educação debate a temática “Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”

1 de junho de 2021 às 16:04
(Foto: Divulgação/PMFRG)

COM ASSESSORIAS – A Secretaria Municipal de Educação – SME em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS, promoveu de 17 a 27 de maio, de forma online, a Semana de Capacitações para os Profissionais da Rede Municipal de Ensino de Fazenda Rio Grande. Participaram das capacitações 867 professores (as) da Rede Municipal de Ensino.

A temática foi o “Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, à qual, em especial no dia 18 de maio foi instituído pela Lei Federal 9.970/00 como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.

O objetivo dessa ação foi a conscientização e a importância da reflexão sobre as crianças, que por permanecerem em isolamento social, muitas vezes com seu abusador (no caso da violência intrafamiliar), perderam seus laços de confiança mais comuns para a efetivação da denúncia, como professoras, médicas, cuidadoras, entre outras.

Durante as palestras se ressaltou que com muitas crianças e adolescentes sem atividades rotineiras por causa da pandemia, a presença delas na internet se intensificará, – e quando sem supervisão -, tal presença poderá ser prejudicada com o aumento do abuso e da exploração sexual pela internet.

Além disso, a Prefeitura tem enquanto Rede Municipal de Proteção uma importante missão, principalmente como educadores que é “como fazer com que os caminhos da denúncia cheguem nas crianças em isolamento, especialmente aquelas que não possuem acesso às novas tecnologias”.

Como articuladoras da SME, participaram a assistente social Sirlei de Castro e a coordenadora da Rede de Proteção Bruna Moraes.

Como palestrantes da SMAS, participaram a coordenadora e psicóloga do CREAS Evelyn Kalinoski, coordenadora do CRAS Gralha Azul Anna Lilian S. Fonseca, coordenadora do Núcleo da Infância e Adolescente Cristina Bertozine, coordenadora do Programa Criança Feliz Cristiane Fidélis e a pedagoga social da SMAS Márcia Rejane Carvalho.