Grande Curitiba

Equipe de enfermagem de Fazenda Rio Grande participa de capacitação sobre a vacina Pfizer contra a Covid-19

10 de junho de 2021 às 11:51
(Foto: Divulgação/PMFRG)

COM ASSESSORIAS – Para assegurar o acondicionamento e a aplicação corretos da vacina Pfizer, que deve ser armazenada em temperatura diferenciada, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu na última terça-feira (8) por meio da Divisão da Vigilância em Saúde, uma capacitação por videoconferência, sobre a administração da vacina Pfizer contra a Covid-19. O treinamento foi ministrado pela coordenadora de Imunização Municipal, Graciele Batista, destinado a todos os vacinadores do município.

Na capacitação, foram abordadas as especificações e orientações sobre a vacina Pfizer, como as alterações na bula do imunizante, recém aprovadas pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), referentes às condições de conservação e armazenamento da vacina, que irão facilitar a ampliação da distribuição do imunizante, além da aplicação das doses, efeitos adversos e as formas de registro no sistema, dentre outras questões.

O primeiro lote da vacina Pfizer, chegou no município nesta mesma terça-feira e já foi distribuido entre as Unidades de Atenção Básica de Saúde do município.

De acordo com Graciele Batista, coordenadora do Programa Municipal de Imunização, este primeiro lote, será destinado às gestantes com ou sem comorbidades, por ser uma das vacinas indicadas para este grupo prioritário. Graciele explica que, vários detalhes sobre a técnica correta de manipulação da vacina Pfizer, foram elucidados.

“Por causa desses cuidados específicos a esta vacina, promovemos esta capacitação exclusiva, visando à organização que deve existir desde a distribuição, acondicionamento e aplicação, de modo a evitar perdas de doses. Também orientamos a equipe, sobre a quantidade de mililitros que deve ser inoculado em cada pessoa, uma vez que o volume para a aplicação da Pfizer deve ser de 0,3 ml.

A diretora de Vigilância em Saúde Nelcelí Garcia explicou ainda, que o treinamento foi direcionado à equipe técnica vacinadora da rede municipal de saúde com as orientações sobre a operacionalização do imunizante, tendo em vista, que a vacina da Pfizer, é uma vacina de vírus RNA mensageiro que requer cuidados diferentes dos outros imunobiológicos contra a Covid-19.