Grande Curitiba

Equipe de Saúde de Fazenda Rio Grande busca faltosos para a segunda dose da vacina contra a Covid-19 em visita domiciliar

23 de junho de 2021 às 19:18
(Foto: Divulgação/PMFRG)

COM ASSESSORIAS – Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal contra a Covid-19 das segundas doses em Fazenda Rio Grande, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da equipe de Vigilância Epidemiológica está realizando a busca ativa de faltosos por meio de ligação telefônica e visita domiciliar àqueles que não são encontrados pela telechamada.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, já foram imunizados com a 2ª dose, 66,1%, mas uma parcela pequena dos já vacinados com a 1ª dose acabam por se atrasar para procurar a 2ª dose.

A diretora de Vigilância em Saúde, Nelcelí Garcia, explica que em partes, o percentual de vacinação atingido com a segunda dose, é menor do que o da primeira, pelo intervalo de algumas vacinas serem de 3 meses e ainda não houve o intervalo necessário entre a primeira e a segunda dose, mas, em muitos casos, as pessoas perderam a data.

“Até o momento, 43% das vacinas administradas no município são as produzidas pelo Instituto Butantan, a CoronaVac, cujo intervalo entre uma dose e outra é de 28 dias, 55% da AstraZeneca Fiocruz, que tem intervalo de 3 meses entre as doses e 2%, a vacina Pfizer, também com intervalo preconizado de 3 meses entre a primeira e segunda doses, ” explica a diretora.

A Secretaria de Saúde enfatiza aos que perderam a data da segunda dose, indicada na carteira vacinal, que podem e devem receber a segunda dose, bastando procurar sua Unidade de Saúde das 9 às 15 horas.

Este horário foi estabelecido para a vacinação Covid para que as doses que sobram no frasco possam ser aproveitadas às pessoas dos grupos prioritários subsequentes, evitando assim o desperdício de doses, que, a vacinação no Terminal Urbano, as terças e quintas-feiras visa oportunizar a população que trabalha fora do município e tem maior dificuldade em procurar a Unidade de Saúde durante o horário de trabalho. A Secretaria ressalta que as vacinações dependem da distribuição de doses pelo Ministério da Saúde.