Grande Curitiba

Pinhais foi o primeiro município do Estado a aprovar o Plano Plurianual

O plano foi aprovado pela Câmara Municipal sem modificações nas sessões realizadas nos dias 18 e 25 de maio
2 de junho de 2021 às 18:52
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – A cidade de Pinhais foi a primeira, entre os 399 municípios paranaenses, a submeter o Plano Plurianual (PPA) 2022-2025 à Câmara Municipal. O plano foi aprovado sem nenhuma modificação conforme votações ocorridas nos dias 18 e 25 de maio.

O PPA é um plano de médio prazo que visa estabelecer diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pela Administração Municipal. Também serve de orientação para elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA).

“Nossa administração é pautada pelos compromissos que assumimos junto à população. Assim, o PPA contempla o Plano de Governo que debatemos no último pleito eleitoral. Importante salientar que a pesquisa permanente mantida no nosso site da Prefeitura, dá a oportunidade para as pessoas participarem com novas sugestões que possam integrar o orçamento municipal. O PPA é o passaporte para o futuro da nossa cidade”, destaca a prefeita Marli Paulino.

As propostas para o PPA 2022-2025 foram elaboradas observando a projeção das receitas, as propostas do Plano de Governo, o Plano Diretor, o Plano de Saúde, o Plano de Educação, o Plano da Assistência Social, o Plano da Cultura, e demais planos setoriais, além da análise técnica para verificar a sua viabilidade.

Importante ressaltar que, em razão da pandemia, que impede a realização da Audiência Pública de forma presencial, a Prefeitura Municipal de Pinhais promoveu a participação popular via coleta on-line de sugestões para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2022-2025 (a população pode participar do ciclo de coletas do Planejamento Plurianual de Pinhais acessando o Portal da Prefeitura entre os dias 22/01 a 18/03/2021) e tais sugestões norteiam a atual administração sob a figura do “Orçamento Permanente”. Os itens mais votados foram: 1° Saúde; 2° Segurança; 3° Educação; 4° Cultura, Esporte e Lazer; 5° Meio Ambiente e 6° Assistência Social.

O PPA 2022-2025 envolve a alocação de recursos para atingir os objetivos de 12 programas temáticos e 08 programas de gestão, manutenção e serviços municipais. Além do mais, foi estruturado em programas, ações e prioridades da administração municipal, buscando a eficiência, eficácia e efetividade na aplicação dos recursos públicos e o atendimento à população.