Grande Curitiba

Prefeitura de Pinhais alerta para perigos no transporte de cargas com empilhadeiras

Para que sejam evitados acidentes, algumas medidas devem ser tomadas nos ambientes de trabalho que requerem a utilização deste tipo de equipamento
6 de julho de 2021 às 17:14
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Pinhais, por meio da Gerência de Vigilância Sanitária e Saúde do Trabalhador, da Secretaria Municipal de Saúde, alerta para perigos no transporte de cargas com empilhadeiras. Para que sejam evitados acidentes, algumas medidas devem ser tomadas nos ambientes de trabalho que requerem a utilização deste tipo de equipamento.

De acordo com Ana Carolina Damas Padilha Zonato, da Seção de Saúde do Trabalhador, acidentes de trabalho no transporte de cargas se tornam cada vez mais presentes na investigação de casos no município. “Uma das falhas mais comuns relacionadas ao transportar utilizando as empilhadeiras é a de atribuir aos trabalhadores responsabilidades de carregar cargas que se encontrem além de suas capacidades”, explica.

Além disso, é importante que as empilhadeiras sejam sempre operadas por profissionais capacitados e treinados. “A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a Norma Regulamentadora – NR11 são obrigatórias para o operador de empilhadeira. Depois do treinamento na NR11 e se considerado apto, o profissional recebe uma carteirinha contendo nome completo, foto e data do exame médico. Os operadores estão diariamente expostos a perigos e precisam ter plena consciência e responsabilidade ao operar a empilhadeira. Colocar um trabalhador sem a habilitação correta para executar esse trabalho além de infringir a NR11 é assumir um risco muito grande”, ressalta.

Confira alguns itens a serem verificados nas empresas e que estão descritos na NR 11:

-Cercamento de poços de elevadores em toda sua altura, exceto nas portas ou cancelas;

-Observação das normas ABNT na construção de equipamentos utilizados na movimentação e armazenamento do produto;

-Garantia de linguagem compreensiva para informar os trabalhadores das informações, técnica e metodologia de trabalho;

-Inspeção e manutenção de cabos, cintas e conexões conforme o manual do fabricante;

-Resistência das mangueiras e conexões compatíveis com a demanda de trabalho;

-Área de circulação das pessoas devidamente demarcada e atendendo o mínimo exigido de 1,20 m de largura;

-Segurança nos procedimentos de movimentação no caso de falta de energia elétrica;

-Piso constituído de material não escorregadio, sem aspereza e em perfeito estado de conservação.

Também é muito importante fazer a manutenção preventiva das empilhadeiras. Devem ser evitadas as seguintes condições: corredores estreitos; obstruções nos cruzamentos e portas; áreas desorganizadas e carregadas de materiais; volume de tráfego na área de trabalho; rampas com diferentes superfícies; má condição da doca de carregamento.

“A empresa também deve promover treinamentos regulares para falar sobre medidas de segurança que devem ser observadas diariamente, como o transporte de objetos pesados, uso de equipamentos e ferramentas, entre outros. O operador deve fazer dos treinamentos uma prática habitual na sua rotina diária de trabalho, consciente de que a operação segura evita possíveis danos ao veículo, à sua vida e à vida de terceiros, garantindo a segurança de todos”, reforça Ana Carolina.

“Porém, os acidentes no trabalho não ocorrem apenas em função do operador de empilhadeira, mas também dos pedestres, portanto, colaboradores que trabalham ou circulam no mesmo ambiente devem participar dos treinamentos para que a segurança seja garantida A exigência de Equipamentos de Proteção Individual adequados também é item básico para garantir a segurança dos colaboradores. Mas vale lembrar, os EPIs não evitam acidentes, apenas minimizam as consequências”, salienta.

Serviço

Para mais informações sobre este assunto, entre em contato com a Vigilância em Saúde do Trabalhador pelo telefone (41) 3912-5330.