Grande Curitiba

Decorações de Unidades de Saúde ajudam a reforçar a importância do aleitamento materno

Iniciativa faz parte da campanha "Agosto Dourado" que incentiva a amamentação de crianças de até dois anos ou mais
24 de agosto de 2021 às 17:09
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Para mobilizar a sociedade brasileira sobre a importância do aleitamento materno é promovido anualmente a campanha “Agosto Dourado”, que na edição deste ano tem o tema “Todos pela amamentação. É proteção para a vida inteira”.

Em Pinhais, durante este mês as Unidades da Saúde da Família fazem ações para enaltecer a data, sendo que no começo de agosto celebraram a Semana Mundial do Aleitamento Materno.

Segundo a enfermeira da USF Perdizes, Maria Fernanda Ribeiro, a questão de abordar o aleitamento é uma atividade que acontece diariamente nas unidades de saúde, sendo um incentivo constante, por isso, os locais fizeram questão de decorar o espaço. “Neste mês colocamos um painel, uma poltrona dourada, fotos das mamães, bexigas e enfeitamos para mostrar às pessoas que celebramos o mês da amamentação, e também, para lembrá-las da importância desta causa”, explicou.

Além da unidade do Atuba, outras tiveram essa iniciativa de fazer uma decoração especial para incentivar a campanha e ressaltar a causa, como por exemplo, as USFs dos bairros Maria Antonieta e Jardim Amélia.

Essa é uma mobilização que, de acordo com a enfermeira, gera uma receptividade positiva do público, afinal várias mães fazem questão de tirar fotos com seus bebês, e também, gera uma oportunidade para receber informações e orientações dos profissionais sobre o assunto. “A receptividade do público é positiva. Vimos muitas mães que fizeram questão de tirar foto no local com seus bebês. Normalmente elas acabam procurando a unidade e buscam ajuda para tratar de questões da amamentação, relatar alguns problemas, e aqui as portas estão abertas, pois quando se tem um profissional que apoia e acolhe, ele ajuda neste processo”, destacou a enfermeira.

Leite Materno

O leite materno é a melhor fonte de nutrição para bebês e a forma de proteção mais econômica e eficiente para diminuir as taxas de mortalidade infantil, sendo capaz de reduzir em até 13% os índices de mortes de crianças menores de cinco anos, segundo o Ministério da Saúde. O aleitamento materno protege a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias, além de evitar o risco de desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade na vida adulta.

O Ministério da Saúde recomenda a amamentação até os 2 anos de idade ou mais e, de forma exclusiva, nos seis primeiros meses de vida, mesmo nas mães que tiveram casos confirmados de Covid-19.

Agosto Dourado

O Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), por ano, cerca de seis milhões de vidas são salvas por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.