Grande Curitiba

Quer adotar ou doar um animalzinho? Saiba como participar da próxima Feira de Adoção de Cães e Gatos de Pinhais

O próximo evento de adoção do município acontecerá no dia 11 de setembro, no Bosque Municipal
2 de setembro de 2021 às 17:42
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – No último mês a Prefeitura de Pinhais retomou a feira de adoção de cães e gatos que estava momentaneamente suspensa em virtude da pandemia do novo Coronavírus. O próximo evento está programado para acontecer neste mês de setembro, no dia 11 (sábado), no Bosque Municipal, dentro do Espaço Condá. A ação é organizada mensalmente pela Secretaria de Meio Ambiente (Semma), por meio da Divisão de Bem-Estar Animal.

A feira de animais é uma oportunidade para aquela pessoa que quer adotar um bichinho de estimação ou para quem deseja doar algum. A ação é aberta ao público, entretanto é preciso seguir alguns critérios.

Independente da intenção, adotar ou doar, essa é uma atitude que envolve consciência e responsabilidade, destaca a diretora da Divisão de Bem-Estar Animal, a veterinária Solange Marconcin. Ela explica que no caso de quem irá adotar deve se atentar a diversos pontos, pois terá que cuidar da vida deste animal por alguns anos, dar uma alimentação de qualidade, terá custos com veterinário e vacinas, observar se na sua casa ou terreno, tem espaço adequado para ele ficar, estar ciente que não deve deixá-lo amarrado ou preso o dia inteiro no canil, porque isso caracteriza situação de maus-tratos e é crime. Inclusive, pensar no bem-estar dele, como passeios e deixá-lo solto em sua casa. Outro ponto comentado pela veterinária é a questão do espaço disponível, pois há casos de pessoas interessadas em adotar um cão de porte grande, mas moram em um apartamento ou em um local pequeno, isso também precisa ser analisado. Já para quem deseja doar é necessário entrar em contato com a Divisão de Bem-Estar Animal para fazer a inscrição. Frisando que o animal que está na Feira de Adoção precisa estar vacinado (rábica e múltipla) e castrado.

“Independente se a pessoa tem intenção de doar ou adotar, ela deve seguir esses preceitos básicos da guarda responsável. Todos esses pontos são fundamentais: estar castrado e vacinado, dar uma boa alimentação, além de tudo aquilo que o animalzinho precisa para o seu bem-estar, como passeios, brincadeiras, e claro, muito carinho, amor e companhia, sem esquecer-se das questões de ter tempo e bastante disposição e paciência, principalmente, com a adoção de filhotes”, comenta Solange.

Em Pinhais, além da feira de adoções que acontece no Bosque Municipal uma vez por mês, foi criada a Feira Virtual. Pelo site adocaovirtual.pinhais.pr.gov.br, o interessado pode ver fotos de cães e gatos que estão para adoção e algumas informações sobre o comportamento do bichinho. A página disponibiliza o nome e o telefone do tutor para o interessado entrar em contato diretamente com ele. O site “Adoção VirtuaAu” é atualizado constantemente pela equipe da Divisão de Bem-Estar Animal, sendo que nas feiras presenciais alguns destes animais são levados para doação.

Mais uma dica importante da veterinária é para quem tem um animalzinho de estimação e pretende adotar outro. “Essa é uma situação que temos relatos de problemas no início, pois é comum eles se estranharem, acabarem brigando e o tutor acaba optando pela devolução do animal. A nossa orientação é que se faça um processo de adaptação. Esse é um procedimento simples que acontecerá de forma lenta, não basta apenas colocá-los juntos. Isso é feito devagar, aos poucos, para irem se conhecendo e se aproximando no decorrer dos dias. Uma interação lenta, mas cuidadosa, fará com que a adaptação seja um sucesso nessa adoção”, explicou Solange.

Serviço

A próxima edição da Feira de Adoção de Cães e Gatos de Pinhais acontecerá no dia 11 de setembro (sábado), das 13h30 às 17h30, no Bosque Municipal.

Mais informações sobre o assunto ligue para a Divisão de Bem-Estar Animal pelo telefone (41) 3912-5705.