Grande Curitiba

Pinhais inicia formação de Agentes de Trânsito

O curso faz parte do planejamento da recém criada Secretaria de Segurança e Trânsito e entre suas atribuições está a municipalização e regulamentação do trânsito
23 de setembro de 2021 às 17:06
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – O município de Pinhais iniciou na última segunda-feira (20), a I Turma de Formação de Agentes de Trânsito da Guarda Municipal. O curso, que acontece no Centro de Formação da Guarda Municipal de Curitiba, é uma parceria entre a Secretaria de Segurança e Trânsito (Seset) de Pinhais e a Secretaria de Defesa Social e Trânsito (SMDT) de Curitiba.

A capacitação desta primeira turma faz parte do planejamento da Seset, criada no início de 2021, em cumprimento ao plano de governo, e que nasceu para atender a uma demanda antiga da população. Entre as atribuições estão a ampliação da segurança pública e também a municipalização e regulamentação do trânsito na cidade.

Neste momento, 10 GMs de Pinhais passam pelo treinamento e a expectativa é de que iniciem a atuação como agentes de trânsito em 2022. “Estamos trabalhando para regulamentar e municipalizar o trânsito na nossa cidade. Dentre os passos está a capacitação dos nossos guardas para atuarem como agentes de trânsito. Essa era uma demanda antiga da população e que com a criação da Secretaria de Segurança e Trânsito, poderemos desenvolver um trabalho voltado a estas questões específicas”, explicou o secretário de Segurança e Trânsito, Ricardo Pinheiro.

O curso terá carga horária total de 200 horas e ao final os alunos participarão de uma semana de aulas práticas, acompanhando a equipe de Curitiba em vistorias, blitz e fiscalizações. O curso está previsto para terminar no final de outubro.

Semana Municipal de Trânsito

Entre os dias 18 e 24 de setembro acontece a Semana Municipal de Trânsito. Durante estes dias, a Seset está abordando assuntos voltados à conscientização e respeito ao trânsito.

E neste dia 23 de setembro é o Dia Nacional do Agente de Trânsito, instituído pela Lei nº 12.821, de 5 de junho de 2013. Este profissional tem como missão organizar o tráfego de veículos, ciclistas e pedestres em todo o país.