Grande Curitiba

CRAS Norte realiza exposição fotográfica

A proposta era de que crianças e adolescentes pudessem mostrar, pelo seu olhar, as belezas do lugar em que moram
24 de setembro de 2021 às 16:58
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Dentre as diversas atividades realizadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) está o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Antes da pandemia, os encontros eram regulares e presenciais, mas agora as atividades acontecem de maneira remota.

Dentro dessa proposta, foi realizada uma exposição fotográfica com crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. “Aqui em nosso CRAS lançamos o diário do SCFV, onde enviamos para eles atividades dentro dos eixos: convivência social, participação e direito de ser. E, para completar essas atividades, lançamos alguns desafios em nossos grupos do whatsapp. Como trabalhamos este semestre a questão de identificação e pertencimento, nós solicitamos que eles enviassem fotos de coisas e locais que eles gostassem da rua e bairro deles”, conta a educadora social do Cras Norte, Gabriela Ribeiro.

As fotos foram registradas nos bairros do Jardim Amélia e Jardim Karla e a proposta foi tão bem aceita, que acabou virando uma exposição. “Tínhamos o objetivo de instigá-los a encontrar a beleza no local onde vivem, podendo ser algo pequeno e simples como uma flor ou até algo grande como algum campo ou construção”, explica Gabriela.

O projeto foi realizado no CRAS Norte em conjunto com a assistente social Simone Renauer. A exposição ficou à disposição dos usuários do equipamento, durante o mês de setembro.

SCFV

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é um conjunto de serviços realizados em grupos, de acordo com o seu ciclo de vida, e que busca complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social.