Grande Curitiba

Alto Tarumã recebeu a primeira edição do projeto “Rua da Cultura”

Ação desenvolvida pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer aconteceu na tarde de sábado (20), na pracinha do Jerivá
22 de novembro de 2021 às 17:09
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – O Alto Tarumã foi o bairro escolhido para receber a primeira edição do novo projeto da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Semel), o “Rua da Cultura”. A iniciativa idealizada pelo Departamento de Cultural foi promovida na pracinha do Jerivá, na tarde do último sábado (20).

O projeto disponibilizou de graça para a comunidade várias atividades: apresentações artísticas, camarim de pintura, contação de histórias, jogos educativos, oficinas culturais e troca de livros. Esta é uma ação da Semel para aproximar a cultura das comunidades locais, que será realizada uma vez por mês, em um dos bairros da cidade.

O morador do Alto Tarumã, Anderson Douglas Grein, soube da ação pelos vizinhos e resolveu trazer os três filhos para participar. Na opinião dele, esse é um bom projeto porque trouxe diferentes opções culturais para perto dos moradores que podem passar um dia agradável em família. Eu achei essa iniciativa muito importante para as crianças. Inclusive, devido às questões da pandemia, eles não estão podendo brincar direito nem na escola. Aqui é uma oportunidade de se soltar um pouco, se enturmar com as outras crianças e isso é muito bacana de ver. Mais um ponto que me chamou atenção é essa questão de estar no bairro. Daqui a pouco vamos sair um pouquinho para eu e as crianças comermos alguma coisa, mas depois voltamos e vamos ficar a tarde toda aqui”, comentou Anderson.

Segundo o secretário de Cultura, Esporte Lazer, Bruno Sitima, as atividades culturais e esportivas que antes aconteciam juntas no Espaço Comunidade, a partir de agora serão promovidas em dois projetos: o “Rua da Cultura” e o “Esporte na Praça”. “Tivemos este desmembramento, porque percebemos que havia uma dispersão e os participantes acabavam não fazendo as atividades culturais ou esportivas. A nossa ideia é uma vez por mês levar estes projetos para os bairros mais afastados do Centro Cultural e dos nossos polos para proporcionar às pessoas o acesso às atividades, e caso tenham interesse, serão oferecidas as vagas que disponibilizamos em nossas oficinas para se matricular e participar. Hoje, as atividades da “Rua da Cultura” estão bem diversificadas nessa primeira edição. A retomada destes dois novos projetos será no próximo ano, a partir de fevereiro de 2022, explicou o secretário.