Grande Curitiba

Secretaria de Meio Ambiente promoveu ações em prol da causa animal no Parque das Águas

Eventos para arrecadação de ração e adoção de animais aconteceram no último sábado (20)
22 de novembro de 2021 às 17:05
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – A Secretaria de Meio Ambiente de Pinhais (Semma) promoveu no último final de semana eventos em prol da causa animal no Parque das Águas. No sábado (20), aconteceram a primeira edição da “CãoPanha Solidária” para arrecadar ração e o evento de Adoção de Animais. Os trabalhos foram realizados pelos servidores da Semma, do Departamento de Planejamento, Conservação e Educação Ambiental (DEPLA) e pela Divisão de Bem-Estar Animal (DIBEA).

O público pode doar pacotes de ração que foram destinados para o Banco de Ração Municipal e receberam mudas de árvores na “CãoPanha Solidária”, na parte da manhã. Todas as arrecadações destinadas ao programa da Semma atenderão os animais que se encontram em diferentes situações e necessitam de alimento.

A moradora do bairro Jardim Amélia, Bruna Regina Zelaski, soube da “CãoPanha” e resolveu dar a sua contribuição. Juntamente com um amigo, ela compareceu ao evento, destacando ser uma bela atitude trocar um pacote de ração por uma muda de árvore, além de frisar que esta troca é uma forma de incentivar as pessoas a doarem. “Eu achei esta ação muito legal. Infelizmente, vemos muitos animais sofrendo e passando fome. Sem dúvida, aprovo esta iniciativa porque para as pessoas não custa nada ajudar. Às vezes um pacote de ração pode ser pouco, mas é uma ajuda. Afinal, se não tiver uma ação para incentivar, tem muitos que não farão”, comentou Bruna.

Já no período da tarde, foi promovido o evento de Adoção de Animais que acontece mensalmente no município. Servidores da Divisão de Bem-Estar Animal atenderam as pessoas interessadas em ter um bichinho de estimação e deram todas as informações e orientações sobre a guarda responsável.

A servidora pública Aline Graziella Zamprogna Malaquias visitou o evento com sua família e adotou uma fêmea de porte médio. Professora de uma unidade de ensino, ela enalteceu o trabalho realizado na questão da guarda responsável pela Semma. “Como educadora, acho extraordinário esta conscientização sobre a guarda responsável e o trabalho realizado pela Secretaria de Meio Ambiente, que faz este trabalho de educação e orientação. Na escola abordamos este tema, mas fica restrito apenas aos alunos e a comunidade escolar, agora desta forma se expande para todo o município”, destacou Aline.

Feira Virtual

Em Pinhais, as pessoas interessadas em adotar algum cão ou gato, além dos eventos presenciais, têm a opção do site Feira Virtual (adocaovirtual.pinhais.pr.gov.br). A página é atualizada constantemente e tem informações, fotos e o telefone do tutor para entrar em contato e adotar o animalzinho.

Mais informações sobre o programa de doação de ração ou a questão de adoção de animais na cidade, entre em contato com a Divisão de Bem-Estar Animal pelo telefone (41) 3912-5705.