Grande Curitiba

Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer promove os Jogos Interescolares de Pinhais

Competição é disputada por alunos das escolas e colégios, públicos e particulares, do município e vai até a próxima semana
7 de abril de 2022 às 16:05
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – Os Jogos Interescolares de Pinhais (JIEPS) estão acontecendo no município. A competição que está em sua 18ª edição é organizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Semel), do Departamento de Esportes e Lazer.

O JIEPS tem a participação de alunos a partir do 6º do Ensino Fundamental ao Ensino Médio que são divididos em duas categorias: A sub-17 (nascidos a partir de 1º de janeiro de 2005) e B sub-14 (nascidos a partir de 1º de janeiro de 2008), que disputam diferentes modalidades esportivas: atletismo, basquetebol, futebol, futsal, handebol, tênis de mesa, vôlei de praia, voleibol e xadrez.

Com o objetivo de promover a participação a um maior número de alunos, a competição desperta o gosto pela prática dos esportes e serve como classificatória paras as escolas campeãs participarem dos Jogos Escolares do Paraná (JEPS) 2022, promovido pelo Governo do Paraná.

Nesta edição, aproximadamente 700 alunos de 14 unidades de ensino do município participam. Ao final dos jogos, os três primeiros atletas e técnicos classificados, receberão medalhas, assim como as três melhores equipes de cada modalidade e categoria que receberão troféus. Também será concedido troféus a Escola ou Colégio campeão geral dos JIEPS.

Na visão do secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Bruno Sitima, o torneio é uma oportunidade para incentivar a prática esportiva e contribuir para revelação de novos talentos. “Os jogos são de grande valor para a comunidade escolar. Neste evento o foco é incentivar o esporte em suas várias modalidades. Contudo, sabemos que vários jovens que disputam os jogos acabam se destacando e isto é muito importante”, afirma.

A maioria das modalidades acontece no Ginásio Poliesportivo Tancredo de Almeida Neves. Já o atletismo será realizado na sede do Colégio Militar de Curitiba, e o futebol, nos campos do Perdizes e do Arizona. Os Jogos Interescolares de Pinhais vão até a próxima semana.